Primeira homilia do Papa: "Sem Jesus Cristo, podemos ser uma ONG piedosa, mas não a Igreja"

Primeira homilia do Papa:

O movimento foi a ideia central da primeira homilia do Papa Francisco, que na tarde desta quinta-feira celebrou uma missa na Capela Sistina, com os outros 114 cardeais. É o momento que marca o fim do conclave.

Depois de lidas as leituras e o Evangelho, foi a vez de Francisco iniciar a homilia. “Estas três leituras têm uma coisa em comum: o movimento”, disse o novo Papa, no início da sua intervenção, em italiano e sem recurso a quaisquer notas escritas.

“Na primeira, o movimento no caminho; na segunda na edificação da Igreja; na terceira o movimento da confissão. Caminhar, edificar e professar”, enumerou o sucessor de Bento XVI, elegendo aqui algumas ideias para o início do seu pontificado.

"A nossa vida é um caminho e é errado se pararmos. Devemos caminhar sempre, na presença e na luz do Senhor", disse o argentino, lembrando o que Deus terá pedido a Abraão. "Caminha na minha presença e sê perfeito [irreprensível]"

O primeiro Papa latino-americano apelando ainda à fé dos católicos e à divulgação da mensagem de Cristo acrescentou: “Sem Jesus Cristo, podemos ser uma ONG [organização não governamental] piedosa, mas não a Igreja.”