RE, 16 Anos após a Reinauguração

RE, 16 Anos após a Reinauguração

A Rádio Ecclesia Emissora Católica de Angola, fez a sua primeira emissão em 8 de Dezembro de 1954, para assinalar o encerramento do Ano Santo Mariano.

As emissões diárias começaram em 19 de Março de 1955, tendo como Director o Padre José Maria Pereira.

Pouco depois verificou-se a transferência das instalações para a Marginal, de forma a responder ao crescimento que a Emissora começava a registar. Todavia, as condições técnicas não eram as melhores, verificando-se que em muitas áreas da cidade não se ouvia a emissora Católica de Angola. Uma terceira etapa na vida da estação dá-se com a mudança das instalações para o Seminário de Luanda, o que significou uma melhoria considerável na qualidade de audição.

A calçada de Santo António foi a quarta etapa da Rádio Ecclesia. Aí se instalou em 15 de Julho de 1964 iniciando o período de emissão até à uma hora da manhã. Foi a primeira emissora de Angola a funcionar tantas horas diárias.

No 15° aniversário, inaugurou, em fase experimental, um moderno sistema automático de transmissões, o primeiro em todo o mundo lusófono, passando a emitir 24 horas por dia. Também nesse ano de 1969, foi inaugurado o Novo Centro Emissor, que compreendia dois Emissores de Ondas Médias de 1 Kw, um emissor de Ondas Curtas de 1 Kw, um emissor de Ondas Médias de 10 Kw, um emissor de Ondas Curtas de 10 Kw com dois desdobramentos para 90 e 40 metros, um emissor de FM de 1 Kw e um emissor de FM de 50 Kw.

Em 1975, com os acontecimentos então verificados em Angola, grande parte dos quadros da Rádio Ecclésia saiu do país, pelo que a equipa ficou reduzida a um pequeno grupo. A direcção foi assumida pelo Pe. Abílio de Sousa Ribas. Da estatização a que então foram submetidos os órgãos de Comunicação Social de Angola não escapou a Rádio Ecclesia. Esta foi extinta pelo Decreto Presidencial n° 5/78, de 24 de Janeiro de 1978.

Em Março de 1997, exactamente 42 anos depois do início das emissões regulares, e cerca de 20 anos após ter sido encerrada, a Rádio Ecclesia foi reinaugurada, na presença de sua Eminência o Cardeal D. Alexandre do Nacimento, Arcebispo de Luanda e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé, Ministro da Comunicação Social e outras individualidades eclesiásticas e personalidades do mundo da Comunicação Social de Angola.

As instalações, no bairro de S. Paulo, situam-se no edifício sede da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé – CEAST, onde permanece até ao momento, e continua com o trabalho de evangelização.

Até agora, Luanda e Viana, são Dioceses privilegiadas. Aí ouve-se a emissão, em directo, da Rádio Ecclesia, na frequência 97.5 FM. Neste momento, negociações continuam, para que em cada Diocese haja uma Rádio Diocesana.