Morreu o Padre Manuel Gonçalves

Morreu o Padre Manuel Gonçalves

Missionários Espiritanos estão de luto morreu em Portugal o Pe. Manuel Gonçalves, Vítima de doença.

Missionário de Nacionalidade portuguesa trabalhou em Angola durante vários anos, mais concretamente nas Dioceses de Malange, Huambo e Luanda tendo estado na criação da Universidade Católica de Angola.   

Padre Manuel Gonçalves nasceu em Alfena a 8 de Dezembro de 1935. Era filho de Júlio Gonçalves e de Maria de sousa Gonçalves.

Entrou no Seminário de Godim, da congregação do Espirito Santo, no dia 1 de outubro de 1946. Continuo os estudos em Braga (seminário do Fraião) e fez o noviciado na silva, professando em 8 de setembro de 1953. Os votos perpétuos foram feitos em 1959, em Roma, onde se licenciou em teologia sistemática, na universidade Gregoriana. Ordenou-se sacerdote em 19 de Dezembro de 1959.

A sua primeira colocação como missionário foi no seminário do Fraião, em 1961, como professor e, depois, director dos alunos. Em 1968 passou para o seminário das Torres dÁguilha também como professor e depois diretor, mas já dos alunos de filosofia e Teologia.

Em 1973 partiu para Angola e foi colocado nas missões de Malanje.

Em plena guerra, 1977, foi colocado no Huambo, primeiro como professor de teologia no seminário de cristo-Rei, o seminário Maior da Diocese. Três anos depois acumulou o cargo de director do escolástico da congregação, também no Huambo, onde, em 1982 assumiu ainda o encargo de Vice-reitor do Seminário de Cristo-Rei.

Em 1993 foi nomeado director do secretariado de pastoral da CEAST (conferencia episcopal de Angola e São Tomé) e professor de Teologia, em Luanda. Em 1997 coordenou a Equipa instaladora da Universidade católica de Angola que abriu em 1999 e de que foi o primeiro administrador. Ainda em 1997 foi conselheiro espiritual dos programas Radiofónicos da Rádio Ecclesia, Questões de Momento e Conversas de Rádio.

Dotado de uma inteligência invulgar e comuna dedicação a toda a prova, o Pe. Manuel, é um exemplo de humildade e de disponibilidade e prontidão para qualquer serviço. O senhor chamou-o aos 77 anos, apos uma doença não longa mas muito progressiva. O senhor em quem sempre acreditou e serviu certamente lhe terá já dado o abraço prometido ao bom e fiel servo.

Que a sua alma descansa em paz.