O Conselho Permanente do SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar), constituído pelo Presidente (Dom Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango, em Angola), dois Vice-Presidentes, um Tesoureiro e um representante de cada uma das oito regiões Episcopais, teve na última semana a sua reunião estatutária, pela primeira vez no Vaticano, depois da qual foi recebido em audiência pelo Papa Francisco.
Em Conferência de imprensa organizada na Sala Marconi da RV foram postas em evidência as actividades do SECAM e da Igreja em África no campo pastoral, social e da boa governação, para além dos encontros com vários Dicastérios da Cúria Romana e as recomendações feitas pelo Santo Padre. Mais concretamente, como explicou numa entrevista o Presidente D. Mbilingi, o Conselho ocupou-se na preparação da próxima Assembleia Plenária do SECAM (a ter lugar em Luanda, Angola, em Julho de 2016) sob o tema “A Família ontem, hoje e amanhã, à luz do Evangelho”; na preparação e organização do seminário entre o SECAM e o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e a revisão dos Estatutos do SECAM antes da sua aprovação definitiva pela Santa Sé.
Esta sessão do Conselho Permanente teve lugar desta vez em Roma para tornar melhor conhecido o SECAM e as suas atividades, explicou D. Gabriel Mbilingi, que também lançou um veemente apelo em favor do “Dia do Secam” a ser celebrado todos os anos com orações e coletas no domingo mais próximo ao dia 27 de Julho, dia da fundação da Instituição (em 1969).