Durante a sua exortação homilética o bispo da Diocese de Menongue, Dom Mário Lukunde, começou por lembrar que o XXIX º Domingo do tempo comum é o dia mundial das missões, dia para recordar todos aqueles que trouxeram a luz até nós, “ hoje é o dia mundial das missões a palavra de Deus apresenta-nos o envio que Jesus Cristo fés aos seus discípulos, porém não foi suficiente o anuncio da apalavra feito pelos apóstolos e discípulos, foi preciso mobilizar mas gente aqueles que vinham em missão para África, América, Austrália e Ásia, continuarem a missão dos apóstolos, anunciar a palavra de Deus e baptizar os que acreditarem para serem salvos, é por isso que neste dia dedicado as missões, lembramos todos que deixaram as suas terras e suas famílias para virem cá anunciarem a palavra de Deus aqueles que jaziam no paganismo e na ignorância e nunca ouviram falar da palavra de Deus”.
O prelado lembrou que os missionários sempre persistiram na sua missão, que tinha como objectivo ajudar os Angolanos a serem mais homens.
“ Eles no intuito de anunciarem a palavra de Deus persistiram na sua acção evangelizador ate que a missão foi realizada”.
Dom Mário acrescentou ainda que esses missionários construíram missões com as suas obras, escolas, estabelecimentos de saúde e escolas de arte e ofícios, “ tudo para ajudar os angolanos a serem mais homens, muitas dessas missões conhecemos e o trabalho que elas fazem, alguns de nós foram obras dessas missões, porque ou estudaram nas missões ou tiveram algum trabalho missionário de que eles eram alvos”.
O prelado adiantou ainda que ao celebrar o jubileu da chegada de alguns desses missionários, agradecemos a vinda de todos e a obra benéfica de anunciara a palavra de Deus e da construção de uma sociedade nova através da instrução.
De salientar que a missa do dia dedicado as missões marcou também a nível da diocese de Menongue a abertura do jubileu da Segunda etapa de Evangelização de Angola.