Papa deixa mensagem de solidariedade às populações das Filipinas

Papa deixa mensagem de solidariedade às populações das Filipinas

Bento XVI deixou hoje uma mensagem de solidariedade às populações das Filipinas, atingidas por um “violento furacão” que deixou centenas de mortos e dezenas de milhares de desalojados.

“Rezo pelas vítimas, pelas suas famílias e pelos numerosos deslocados. A fé e a caridade fraterna sejam a força para enfrentar esta difícil prova”, disse o Papa, perante milhares de peregrinos reunidos para a recitação da oração do Angelus, na Praça de São Pedro.

A Cáritas e a organização norte-americana ‘Catholic Relief Services’ enviaram equipas para as Filipinas a fim de ajudar a população atingida pelo tufão Bopha; segundo os organismos de solidariedade e ajuda humanitária, há cerca de 200 mil desalojados em todo o país, na sequência de inundações e de fortes ventos que danificaram casas, negócios e plantações

O encontro de oração com o Papa, que decorre habitualmente aos domingos, aconteceu na celebração da solenidade litúrgica (as mais importantes do calendário católico) da Imaculada Conceição de Maria.

Bento XVI sublinhou que este dogma da Igreja Católica – segundo o qual a Virgem nasceu sem pecado original – “exprime a certeza de fé de que as promessas de Deus se realizaram”.

“Em Maria, a humanidade, a história abrem-se realmente a Deus, acolhem a sua graça, estão dispostos a fazer a sua vontade”, acrescentou.

O Papa lembrou que esta tarde vai deslocar-se hoje à Praça de Espanha, em Roma, para um “ato de veneração” na solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, pelas 16h00 locais (menos uma em Lisboa).

“Sigamos o exemplo da Mãe de Deus, para que também em nós a graça do Senhor encontre resposta numa fé genuína e fecunda”, pediu.

OC