Mensagem para o Dia Mundial da Paz

papabento.jpg"Se queres a paz, cuida da criação"é o título da mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2010, hoje divulgada pelo Vaticano. Na mensagem, o Papa fala numa crise ecológica e na necessidade de a enfrentar a nível global.

Numa nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, pode ler-se que o tema pretende fomentar uma tomada de consciência do "forte elo que existe no nosso mundo globalizado entre salvaguarda da criação e cultivo do bem da paz". A mensagem do Papa alerta, também, para as "terríveis perspectivas que a degradação ambiental apresenta".

A mensagem deverá retomar as observações contidas nos números 48-51 da encíclica "Caritas in Veritate", destacando a necessidade urgente de que a tutela do meio ambiente seja "um desafio para toda a humanidade"

.

 

A celebração de 1 de Janeiro do próximo ano procurará, assim, "favorecer uma consciência renovada da interdependência que une entre si todos os habitantes da Terra". "A protecção do ambiente, dos recursos e do clima requer que todos os responsáveis internacionais actuem conjuntamente e se demonstrem prontos a agir de boa fé, no respeito da lei e da solidariedade para com as regiões mais débeis da terra", indica o documento.

 

O Papa observa que "a monopolização dos recursos naturais, que em muitos casos se encontram precisamente nos países pobres, gera exploração e frequentes conflitos entre as nações e dentro das mesmas".