Peregrinação a Muxima 2009 às portas

muxima2.jpgMuxima 2009 às portas. Neste ano a meta é levar peregrinos de outros países, a começar com o convidado especial das festividades deste ao que é o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
 
O bispo de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes considera ser necessário tornar estes momentos em espaços de aproximação lusófona.
 
Para a Diocese de Viana, a peregrinação a Nossa Senhora da deste ano quer ser um momento para divulgação dos feitos de Maria-Mãe de Jesus bem como dos planos pastorais da CEAST e da Santa Sé, quanto a este ano sacerdotal
 
História da Muxima: não nasceu santuário. Começou com uma fortaleza, fundada no Século XVI pelos colonizadores portugueses. A fortaleza passou a chamar-se então Muxima por situar-se nas terras do soberano  Muxima Aquitamgombe.
 
A igreja foi construída também no século XVI e consagrada pelo Portugueses a Imaculada Conceição.
 
As histórias de Milagres começaram logo no inicio do século 17 e nunca mais pararam.
 
Mas a santa já mudou de localidade. Da Muxima, a Imagem da Imaculada Conceição foi levada para a Vila de Massangano, pelo facto de os holandeses terem ocupado a região.
 
Depois de os holandeses terem saído, a Imagem voltou ao seu lugar, carregada  de histórias misteriosas e casos de milagres.
 
De lá para cá, depois de 4 séculos, a população de Luanda e Bengo continuou a venerar a "Mamã Muxima", os fieis foram indo de forma isolada ao Santuário.
 
E as histórias foram crescendo e a mamã da Muxima, tornou-se também a mãe  de Luanda e Bengo.