Missionários da Diocesse de Luanda estiveram reunidos no seminário Maior de Luanda

igrejaNo início do encontro presidido por Dom Damião Franklin, o Padre Belmiro Tchissengueti e o Frei José Sebastião Manuel foram convidados a falar do Sínodo dos Bispos que teve lugar de 4  à 25 de Outubro. O padre Belmiro apresentou uma síntese das 57 proposições dos padres Sinodais, documento a partir do qual o Papa Bento XVI irá elaborar a Exortação Pós-Sinodal, nos próximos meses. No que diz respeito à reconciliação, o Sínodo propõe práticas pastorais de reconciliação.

Por sua vez, o Frei José Sebastião Manuel fez uma síntese da mensagem final do Sínodo dos Bispos que traz orientações dos padres Sinodais para os cristãos do continente africano. Na sua alocução, o Frei Zeca começou por fazer uma distinção entre as 57 proposições entregues ao Papa e a Mensagem final dos Padres sinodais cujo conteúdo é de aplicação imediata. O frei Zeca explicou que a mensagem procurou ser muito directa interpelando os diferentes actores na dinâmica da própria igreja.

Os missionários da Diocese de Luanda também programaram a vivência do Advento e do Natal; bem como das festividades alusivas ao dia da diocese que se comemora com a Ordenação Presbiteral de 3 diáconos, no próximo dia 13 de Dezembro.

No próximo ano, a Arquidiocese de Luanda celebra 70 anos da de fundação. Para comemorar esta data, Dom Damião Franklin propõe a realização de um congresso eucarístico.