Terminou conferencia dos Bispos. Dom Gabriel Mbilingue é o Novo Presidente da CEAST

ceastTerminou a segunda Assembleia dos bispos da CEAST. A reunião que durou uma semana elegeu o novo Presidente da Conferencia bem como de outros cargos. Sem qualquer função nas novas eleições ficaram Dom Zacarias Camuenho, arcebispo emérito do Lubango e Dom Mateus Feliciano, bispo do Namibe.

Desta forma as novidades são o novo presidente da CEAST que é Dom Gabriel Mbilingue, arcebispo do Lubango, e o vice-presidente Dom Filomeno Vieira Dias, bispo de Cabinda, a entrada de Dom Imbamba na Comissão Episcopal para o Clero e a Constituição do Conselho de Gestão da Conferencia ocupado por Dom Emílio Sumbelello, Dom Filomeno Vieira Dias e Dom Joaquim Ferreira Lopes.

Oiça aqui Dom Imbamba Cargas{flexiaudio}9551{/flexiaudio}

Dom Manuel Imbamba, bispo do Dundo e administrador apostólico de Saurimo. O também membro da Comissão episcopal para a Comunicação Social falou também da “Televisão Católica”. Dom Imbamba adianta que a conferencia está a estudar as suas possibilidades.

Oiça aqui Dom Imbamba Cargas TV{flexiaudio}9566{/flexiaudio}

Na Mensagem “O nosso Viver e Agir em Cristo-Dimensao Social”os bispos criticam a realidade politica nacional adiantando que para a Democracia e o Multi partidarismo ainda há um longo caminho a ser percorrer.

Oiça aqui Dom Eugénio democracia{flexiaudio}9476{/flexiaudio}

Os bispos denunciam também a pouca transparência nos concursos públicos, com valores exagerados na execução de obras e a especulação de preços em Bens e Serviços.

Oiça aqui Dom Eugénio usura{flexiaudio}9496{/flexiaudio}

Os bispos Angolanos manifestam-se também bastante preocupados com a corrupção no país o que decidiram chamar na sua mensagem de “O Cancro da Corrupção”

Oiça aqui Dom Eugénio corrupção{flexiaudio}9475{/flexiaudio}

Palavras de Dom Eugénio Dal Corso, bispo de Benguela que agora responde também como Presidente da Comissão episcopal para o clero e membro do Conselho Permanente

Sobre a nota pastoral sobre CAN do próximo ano, os bispos desejam que de 10 a 31 de Janeiro, Angola seja um espaço cultural de formação e valorização do homem.

Oiça aqui Dom almeida kanda can{flexiaudio}9594{/flexiaudio}

Dom Almeida Kanda bispo de Ndalatando e reconduzido a presidência da Comissão Episcopal da Juventud.