Bispos Lusofonos Reunidos em S.tomé

dom_filomeno_1O Vice-Presidente da CEAST, Dom Filomeno Vieira Dias, presidiu, este domingo, a eucaristia que marcou a abertura do encontro dos bispos lusófonos que decorre em São Tomé e Príncipe. Esta missa foi marcada com a ordenação sacerdotal do diácono Fausto de Matos, do clero diocesano de São Tomé.

Neste primeiro dia, os prelados foram recebidos pelo Presidente da República, Fradique de Menezes, na presença dos embaixadores dos países de Língua Portuguesa acreditados em São Tomé.

Em nome dos presentes, Dom Manuel António dos Santos, Bispo local, agradeceu a audiência e ilustrou os objectivos deste encontro: reforçar os laços de cooperação entre estas Igrejas irmãs, de modo particular na luta pelo desenvolvimento integral dos povos.

Por sua vez, Fradique de Menezes sublinhou que, embora tratando-se dum Estado laico, São Tomé e Príncipe reconhecem o papel da Igreja Católica na sociedade e convidou Dom Manuel António dos Santos a continuar a promover a paz e a harmonia no país.

Esta é a primeira vez que o encontro internacional dos Bispos Lusófonos, já na sua nona edição, decorre em São Tomé e Príncipe, tendo como tema "A Igreja na luta contra a pobreza e a exclusão social".