Bento XVI destaca potencialidades das novas tecnologias, mas alerta para virtualização da realidade

BENTO_XVIO Papa Bento XVI destacou esta quinta-feira, a importância da imprensa católica, num momento de profunda transformação no mundo dos média e de virtualização da realidade.

O Papa falava numa audiência concedida aos participantes do Congresso sobre a Imprensa Católica, que reuniu em Roma, entre 4 e 7 de Outubro, cerca de 230 pessoas de 85 países, incluindo Angola pela Rádio Ecclesia e do Apostulado, por iniciativa do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

As novas tecnologias, além do progresso que transportam consigo, podem tornar intermutável o verdadeiro e o falso, podem levar a confundir o real com o virtual, alertou o Santo Padre, lamentando o tratamento de diversos acontecimentos como espectáculo e não como ocasião de reflexão".

Mesmo numa civilização da imagem, assinalou Bento XVI, "a palavra continua a ser o instrumento fundamental e, num certo sentido, constitutivo da comunicação", conservando "todo o seu valor".

Aos "queridos profissionais da imprensa católica", o Papa deixou a missão de "ajudar o homem de hoje a orientar-se para Cristo, único Salvador, e a manter acesa no mundo a chama da esperança, para viver dignamente o presente e construir adequadamente o futuro".