Dom António Jaca, fala da procura de caminhos para o desenvolvimento de Angola na abertura da quarta semana social nacional

d.jakaO presidente da comissão episcopal de justiça e paz, António Jaca, considerou esta terça-feira, em Luanda, que o país deve procurar os caminhos para o desenvolvimento socioeconómico e lutar contra a miséria, a pobreza e outros males que enfermam a sociedade angolana.

Dom António Jaca, que falava no acto de abertura da quarta semana social nacional, reafirmou a necessidade de o país lutar contra o cancro da corrupção, contra a lapidação dos bens e do erário, a impunidade e a violência para uma sociedade saudável.

Afirmou que a igreja tem o direito e o dever de proclamar a justiça no campo social, nacional e internacional, bem como denunciar as situações de injustiça, sempre que os direitos humanos fundamentais e a salvação das pessoas o exigirem.

Apelou a igreja angolana no sentido de procurar ajudar os fiéis e os demais cidadãos para participarem de forma activa, consciente e responder na construção de uma sociedade democrática e de direito.

"Os cristãos devem desempenhar as suas tarefas temporais com facilidade e com competência, devem operar como fenómeno no mundo, na vida familiar, profissional, social, cultural e política", frisou

De acordo com o responsável, a construção de uma verdadeira democracia passa pela moralização da sociedade, frisando que o progresso económico não pode ser infectado pelo egoísmo que leva à desigualdade e à injustiça social.