Dom Alexandre Cardeal Do Nascimento Festeja 86 anos

2587456321Aos 86 anos, o único cardeal angolano fala do futuro de Angola[/rokdownload]

Uma trajectória cheia de bênçãos e de graças que merece consideração, atendendo ao perfil e ao curriculum deste homem que continua a servir o país e a Igreja Católica Romana, mesmo depois da sua resignação como Pastor da Arquidiocese de Luanda, resignação esta que foi aceite pelo Vaticano por limite de idade, de acordo com o Código do Direito Canónico que determina a fasquia de 75 anos como limite para exercer o múnus episcopal.

Nascido em Malanje a 1 de Março de 1925, foi ordenado sacerdote a 20 de Dezembro de 1952, tendo feito parte dos clérigos que, antes da independência, foram deportados para Portugal por razões políticas, pois o nacionalismo destes padres implicados no processo não era bem visto pelas autoridades portuguesas.

Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana (Itália) e em Direito Civil pela Universidade de Lisboa (Portugal), Dom Alexandre do Nascimento foi consagrado Bispo de Malanje em 31 de Agosto de 1975, e nomeado Arcebispo do Lubango em 3 de Fevereiro de 1977. Ascendeu ao Cardinalato em 2 de Fevereiro de 1983, e em 19 de Março de 1986 foi indicado para Arcebispo de Luanda, cargo que exerceu até à sua resignação, em 2001.

Dom Alexandre do Nascimento continua ligado à Conferência Episcopal de Angola e de São Tomé (CEAST), sendo membro do Conselho Permanente da mesma instituição.

Actualmente, dedica-se mais ao estudo pessoal, estando já pronto o livro das suas "Memórias", que vai ser publicado oportunamente.