Dos Santos recebe Bispos da CEAST

bipresidencUma delegação de Bispos da CEAST foi recebida, esta terça-feira, pelo chefe de estado angolano encabeçada por D. Filomeno Vieira Dias. Durante o encontro, o presidente José Eduardo dos santos analisou, com os prelados católicos o estado da nação e o funcionamento da igreja em Angola.

À saída do encontro, Dom Filomeno, falou com jornalistas sobre alguns dos assuntos tratados na conversa com o Presidente José Eduardo dos Santos:  "Foi um encontro em que pudemos falar de questões relacionadas com a vida da Igreja em Angola e o nós, Igreja, sobre a vida da própria nação".

O bispo elogiou o Chefe de Estado pelo "espírito de grande escuta" e pela disposição manifestada em relação aos assuntos que a delegação da CEAST levou ao Palácio Presidencial. "Falámos sobretudo sobre aqueles domínios que são já tradicionais e comuns da presença da Igreja na sociedade", disse e pormenorizou: "Falamos da questão da educação, onde a Igreja tem uma participação relevante em todo país, da saúde, da assistência social, sobretudo na promoção da mulher, da protecção da infância, do acolhimento de órfãos".

A delegação da CEAST, revelou, verificou da parte do Presidente José Eduardo dos Santos "toda a disponibilidade em continuar a colaborar com a igreja nestes sectores para melhorar o bem-estar das populações, para maior desenvolvimento da sociedade e para encurtar as assimetrias no país".

Por sua vez o Bispo emérito de Benguela mostrou-se preocupado com o elevado número de crianças fora do sistema normal de ensino. Dom Óscar braga explicou que Angola deve apostar na formação dos angolanos apesar das riquezas que o país possui.

Para o Bispo emérito de Benguela, Angola não pode continuar a comprar os produtos agrícolas de outros países. Dom Óscar braga propôs um plano de agricultura nacional a fim de se reduzirem as importações.