Domingo de Páscoa: Cristo Ressuscitou! Aleluia!

pascoa


Após um longo caminho  de silêncio, meditação, reflexão, jejum e abstinência do glória e do aleluia, somos convidados a darmos um grande brado de alegria e vitória, já que nosso Rei e Senhor deixou o túmulo vazio, ressuscitando e nos dando vida por Sua morte.

Por nosso batismo (imersão) “ganhamos” a morte de nossos pecados. Com Cristo somos sepultados (por isso da imersão no batismo) e com Ele ressuscitamos deixando no sepulcro toda vida velha que nos deixara aprisionados ao pecado e a morte.

Páscoa é a grande festa da metanóia, da transformação radical e da redundância: o escravo é liberto para a liberdade (Foi pra liberdade que Cristo nos libertou ‘Gal 5,1?); o morto é ressuscitado para a vida (Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância).

O próprio Cristo no mistério pascal se “transforma” para deixar-se encontrar; quando acontece a mudança de substância (transubstanciação), fazendo-se presente num pequeno pedaço de pão e num cálice de vinho, só por amor.

É neste mesmo amor do Cristo Eucarístico que somos impulsionados a vivermos essa mudança de substância, pedindo ao Cristo Ressuscitado que transforme nosso coração de pedra em coração de carne, capaz de amar, perdoar, compreender, se sensibilizar e surpreender.

Cristo ressuscitou e com Ele também ressuscitamos, pois Ele nos deu a graça de participarmos dos mistérios de sua Paixão e morte.