Secretário da Congregação para a Doutrina da fé recebe bispos da CEAST

Secretário da Congregação para a Doutrina da fé recebe bispos da CEAST

Neste Segundo dia de Trabalho dos Bispos da Conferencia Episcopal Angola e São Tome, foram recebidos pela Congregação para a Doutrina da Fé, liderada pelo Cardeal Ladaria.

A tarde começou com uma celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Malanje e Presidente da Comissão Episcopal do Clero, no Colégio Português.

Dom Benedito agradeceu o acolhimento do colégio e agradeceu ainda pelo facto de ao longo de vários anos esta instituição acolhere estudantes sacerdotes que deslocam-se a Roma especializar-se nas várias faculdades pontifícias.

O prelado na sua homilia agradeceu a Deus reconhecendo que tudo esta na linha das graças que ele concede aos seus, como presidente da comissão do clero não deixou de lembrar e de apelar aos sacerdotes para que participem ao Congresso do Clero que acontece em Agosto na Diocese de Viana.

O Reitor do Colégio Português, Padre José Alfredo Gonçalves Patrício, agradeceu a presença dos Bispos Angolanos e desejou que os bispos da CEAST saiam esperançados com os projectos traçados em especial a realização do Congresso Nacional do Clero.

O presidente da CEAST, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, um dos alunos sacerdotes angolanos que por aquele colégio passou tomou a palavra agradecendo o apoio que o colégio tem dado na formação de sacerdotes Angolanos.

No encontro com o Cardeal Ladaria, Dom Pio Hipuniaty, Bispo de Ondjiva, em nome dos Bispos da CEAST, num breve resumo apresentou as várias dificuldades pastorais que a igreja de Angola enfrenta nos dias de hoje.

Assuntos como a formação dos formadores para o clero, a relação das mulheres que vivem amantizadas e não podem comungar, casais separados e que pretendem novamente casar, o Cardeal Ladera adiantou que não a situações definitivas e que a igreja deve manter-se sempre próxima dessas pessoas.

Em relação aos abusos de menores, Dom Emílio Sumbelelo, Bispo de Viana e presidente da Comissão Episcopal da família, disse que a CEAST decidiu não transformar o assunto em “tabus” deve-se abordar de maneira aberta, franca e clara e os seminários eclesiásticos das Dioceses estão orientados para tomarem a sério as medidas que se impõe

A reportagem que vamos acompanhar é do enviado da Ecclesia Padre Maurício Camuto