Colégio católico "Paula Fransinetti" entregue a Igreja católica

Colégio católico

Nesta Terça- feira, o Presidente da República João Lourenço, que visitou por dois dias a cidade da Huíla, fez a entrega das chaves do Colégio Católico "Paula Fransinetti", ao Vigário-geral da Arquidiocese do Lubango, padre Maurício Kapembe.

O estabelecimento de ensino, reabilitado com fundos públicos, ficou orçado em oito milhões e 500 mil dólares norte-americanos. A estrutura, propriedade da Igreja Católica, ficou paralisada durante 10 anos, depois de ter servido o Estado por 25 anos.   

O complexo escolar, localizado nos arredores da cidade do Lubango, contempla 23 salas de aula, cinco laboratórios equipados, um infantário com seis salas e um auditório com capacidade para albergar 150 pessoas.

Ocupando uma área de 29 mil metros quadrados, alberga, igualmente, um dormitório para as irmãs da congregação, para 10 pessoas, e uma capela.

Em declarações à imprensa Dom Zacarias Kamuenhu, Arcebispo emérito do Lubango confessou que “a satisfação é enorme”, pois é um desejo da igreja local que se arrasta por longos anos” muitas portas foram batidas para este feito e hoje quis o senhor que o sonho se concretizasse realidade”.

O Colégio Católico beneficiou de um trabalho praticamente de raiz, por ser um edifício com 82 anos, inaugurado em Julho de 1937, em 2015, ocorreu um incêndio que corroeu por completo a estrutura, na altura já abandonada.

A instituição acolhia, desde 1980, o Instituto Médio de Educação da Huíla (INE), mas, a partir de 2004, a Igreja Católica reclamou a sua posse, tendo-lhe sido restituída em 2008.

O Colégio Católico é dirigido pelas Irmãs Doroteias.