Papa Francisco nomeou Matteo Bruni novo director da Sala de Imprensa

Papa Francisco nomeou Matteo Bruni novo director da Sala de Imprensa

“A nomeação é uma honra para mim. Gosto de lê-la como um sinal de estima não apenas pela minha pessoa, mas também pela história de onde venho e pelo trabalho que fiz com meus colegas na Sala de Imprensa da Santa Sé. Agradeço a confiança do Santo Padre e do prefeito Paolo Ruffini, que me apoia com a proximidade do Dicastério”, disse o novo diretor da Sala de Imprensa em entrevista ao portal de notícias do Vaticano.

Para Matteo Bruni, “a Sala de Imprensa é uma estrutura que não é grande, mas complexa, com uma variedade de funções”.

O novo director da Sala de Imprensa da Santa Sé explica que pensa numa “comunicação que enriqueça a compreensão do contexto em que os eventos ocorrem” e realça que o pontificado do Papa Francisco “já é contado através dos seus gestos, das suas palavras, suas escolhas”, mas “o significado histórico de alguns eventos é, às vezes, compreendido melhor numa perspectiva mais ampla”.

“Estou certo de que Matteo Bruni saberá guiar a Sala de Imprensa com competência, sabedoria, visão e espírito de equipa, contribuindo para sua configuração definitiva, com o objectivo de fornecer o melhor serviço possível a uma correcta informação”, disse o responsável pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano.

Paolo Ruffini, leigo italiano, acrescenta que a nova direcção da Sala de Imprensa vai ficar completa com a nomeação de um vice-diretor, divulga também o ‘Vatican News’.

O comunicado publicado esta manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé informa que Matteo Bruni é o coordenador do sector de Operações de Media e Credenciamento da Assessoria de Imprensa desde o início de 2016, e coordenou a participação da imprensa nos diversos eventos do Jubileu da Misericórdia.

Em Dezembro de 2013, Matteo Bruni assumiu a responsabilidade de organizar e acompanhar a imprensa nos voos do Papa Francisco, por ocasião das viagens fora da Itália, mas já trabalha na assessoria de imprensa da Santa Sé há 10 anos, desde julho de 2009.

Natural de Winchester, na Inglaterra, onde nasceu a 23 de Novembro de 1976, Matteo Bruni estudou Letras e Literatura Estrangeira Moderna e Contemporânea, na Universidade La Sapienza de Roma

O novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé é casado, tem uma filha e para além do inglês e do italiano, fala espanhol e francês, e esteve envolvido “em projectos de cooperação humanitária e em programas de apoio aos idosos”.

Esta manhã foi também publicada a nomeação de dois vice-diretores para a Direcção Editorial do Dicastério para a Comunicação, Sérgio Centofanti e Alessandro Gisotti, com efeitos a partir de 22 de julho.

Desde 31 Dezembro de 2018 que Alessandro Gisotti era o director interino da Sala de Imprensa da Santa Sé nomeado quando o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do então director e da vice-diretora, respectivamente Greg Burke e Paloma García Ovejero.

“Sou grato ao Santo Padre pelo privilégio que ele me deu de ser seu porta-voz em um período tão intenso do Pontificado. Tenho certeza de que Matteo Bruni poderá dirigir a equipe extraordinária da Sala de Imprensa. Para ele, não apenas meus melhores desejos de sucesso, mas também minha disposição de colaborar”, escreveu o director interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, numa declaração também publicada hoje.