Dom Filomeno agradece a todos os sacerdotes pela doação e entrega alegre a igreja

Dom Filomeno agradece a todos os sacerdotes pela doação e entrega alegre a igreja

Encerrou neste XX Domingo do tempo comum o Iº Congresso Nacional do Clero que a Diocese de Viana acolheu de 15 a 18 de Agosto.

A missa de encerramento aconteceu no largo adjacente administração da centralidade do Kilamba, onde mais de 330 sacerdotes estiveram presentes.

Com a presença dos sacerdotes mais antigos de Angola Dom Alexandre Cardeal do Nascimento e Dom Zacarias Kamuenhu, a celebração contou ainda com participação de alguns Bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé-CEAST, presidiu a Eucaristia Dom Filomeno, presidente da CEAST e Arcebispo de Luanda.

Na sua homilia o prelado destacou os Sacerdotes Diocesanos e religiosos que viveram em situações de tamanha dificuldade, na pobreza absoluta, na simplicidade evangélica, com uma única paixão, um único sonho, uma única alegria, fazer com que Cristo fosse tudo em todos, palavras que deram inicio a homilia de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, na missa de encerramento do Iº Congresso Nacional do Clero que aconteceu na centralidade do Kilamba, diocese de Viana.

O presidente da CEAST e Arcebispo de Luanda Dom Filomeno do Nascimento aos actuais sacerdotes disse que o desafio que se lhes apresenta é o de reconstrução identitária no seu agir em serem homens consagrados para o mundo, próximos dos ignorados, mas também sem ignorar as instituições e personalidades com notoriedade na sociedade que constituem novos areópagos.

Dom Filomeno agradeceu também aos actuais sacerdotes pela entrega aos mais pobres a quem alertou a não implementar projectos para fazer dinheiro e pediu que os sacerdotes seguem bem de perto Cristo, autor e aperfeiçoador do sacerdócio, “procurar amar todos e consumir-se com todos sem poupar-se feito vela, iluminando se consome, feito pão alimentando se descondensa, servir de todos de modo indistinto”.

Dom Filomeno agradeceu a todos os sacerdotes pelo amor a Jesus e a entrega e doação alegre a igreja, a ajuda que prestam aos mais pobres.    

Vamos acompanhar a Homilia de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias