CEAST em dia de festa 53 anos de existência

CEAST em dia de festa 53 anos de existência

Nestes 53 anos de existência o objectivo da Conferencia Episcopal continua o mesmo, “com a doutrina de ajudar, lutar pelos direitos e dignidade do ser humano, ajudar os mais necessitados, os injustiçados, lutar sempre para o bem e prosperidade do próximo”.  

Num tempo em que a pessoa se centra em si mesma, há a cultura do egocentrismo e das receitas fáceis, as pessoas andam inquietas e sem projectos de futuro, é importante que a Igreja continue a celebrar a História e 53 anos são para recordar e celebrar e a partir daí continuar o caminho de anúncio da mensagem cristã, não centrando só nos trabalhos que os bispos tem feito mas indo ao encontro dos outros.

A Conferência Episcopal, que reúne os bispos de Angola e São Tomé foi criada em 1967, anteriormente incluía também Moçambique. A independência de Portugal, em 1975, marcou um novo capítulo também na história da Igreja em Angola e São Tomé, com a erecção de novas dioceses e a consolidação de comunidades católicas.

Actualmente, Angola tem 5 Províncias Eclesiásticas, com 5 Arquidioceses e 14 Dioceses sufragâneas, enquanto São Tomé tem apenas uma Diocese.

Vamos acompanhar a reportagem na voz do Isidro Chiteculo