D. Ndakalako realça importância do encontro Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa

D. Ndakalako realça importância do encontro Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa, que inclui o Movimento Eucarístico Juvenil, é uma obra pontifícia da Igreja Católica, cuja missão é mobilizar os católicos, através da oração e da acção, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja.

Os desafios são apresentados sob a forma de intenções de oração mensais que o Papa confia, através da sua Rede Mundial de Oração, aos fiéis do mundo inteiro. Esta rede de pessoas unidas pela oração tem como objectivo ser apóstolos na vida diária através da dinâmica do Coração de Jesus, que se define como uma missão de compaixão pelo mundo

Fundada em 1844 como Apostolado da Oração, mudou o seu nome para Rede Mundial de Oração do Papa em 2016, e em Março de 2018, o Papa Francisco constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia, aprovando os seus novos estatutos.

Em Dezembro de 2020, o Papa constituiu esta obra pontifícia como fundação Vaticana e aprovou seus novos estatutos.

 Actualmente, está presente em 89 países e dela fazem parte mais de 22 milhões de católicos, incluindo a sua secção dedicada especificamente aos jovens dos 7 aos 18 anos: o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).

O Bispo da Diocese de Menongue, Dom Leopoldo Ndakalako, considerou neste XIX Domingo do tempo comum, que o III Encontro Nacional da rede mundial de oração do Papa impulsionou a fé dos cristãos de Menongue.

O encontro Decorrido de 5 a 8 de Agosto na Diocese de Menongue, contou com a presença de mais de 50 delegados de quase todas a Dioceses da CEAST.

Reportagem de Marcolino Chiungue