Abertura do Sínodo dos bispos em Benguela marcada com a ordenação de 3 novos diáconos

Abertura do Sínodo dos bispos em Benguela marcada com a ordenação de 3 novos diáconos

A Igreja de Deus é convocada em Sínodo.

O caminho, intitulado "Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», esta caminhada começou solenemente nos dias 9-10 de Outubro de 2021, em Roma, e ontem a 17 de Outubro deu – se inicio desta caminhada a nível das dioceses de todo o mundo.

 Uma etapa fundamental será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2023, a que se seguirá a fase de execução, que envolverá novamente as Igrejas particulares (cf. EC, art. 19-21).

Com esta convocação, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio".

A Diocese de Benguela celebrou neste Domingo, a abertura do Sínodo em cuja missa foram ordenados diáconos três seminaristas.

Angelino Manuel Calundindi, António Hembe Tchipanha e Pedro Halanga Yomindo. O Vigário geral da Diocese de Benguela, Padre Eduardo Alexandre foi homenageado com a celebração do Jubileu dos 25 anos de ordenação sacerdotal.

A Eucaristia aconteceu na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e foi presidida por Dom António Jaca, Bispo da Diocese, que na sua homilia disse que este é o tempo de graça porque somos chamados a renovação da vida na igreja.