Sumbe alegre com nomeação de Dom Fernando

Sumbe alegre com nomeação de Dom Fernando

Depois da nomeação de Dom Luzizila Kiala, ao cargo de Arcebispo de Malange, o Santo Padre nomeou o Padre Fernando Francisco, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Luanda.

Sacerdote do Clero secular da Diocese do Sumbe, Kwanza-Sul, Padre Fernando, nasceu a 10 de Maio de 1960, em Lengue do Galo, Município do Seles, Província do Kwanza-Sul; filho de Francisco Figueiredo e de Anastácia Melo; baptizado a 18 de Julho de 1965 e crismado a 15 de Dezembro de 1974, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Seles.

Em 1978 pela orientação de Dom Zacarias Kamwenho, então Bispo de Novo Redondo, ingressou pela primeira vez, no Seminário Médio do Bom Pastor, em Benguela. Pela dureza histórica da época, no fim do mesmo ano teve de regressar para Diocese de origem. E em 1980, ele e seus companheiros foram enviados para Luanda, iniciar o Curso Propedêutico, ao qual se seguiu o Curso de Filosofia Institucional, nos anos 1982-1984, no Seminário Maior de Luanda.No ano lectivo 1984, seguiu para o Seminário Maior do Cristo Rei, no Huambo, para frequentar o Curso Superior de Teologia, terminado em 1988.

Em 1989 por circunstâncias de guerra civil foi então raptado pelos guerrilheiros da UNITA e forçado a interromper a caminhada vocacional por dois anos residindo assim na Jamba, Quartel-General, na Província do Kuando-Cubango. Em Janeiro de 1990, foram libertados, ele e outros quatro (4) companheiros seminaristas de Benguela, na cidade de Lisboa, em Portugal, onde foram entregues à Igreja Portuguesa, tendo sido hospedados no Seminário Maior dos Olivais, em Lisboa. Juntando-se a um grupo de finalistas portugueses, licenciandos do Curso Teológico com quem fez o seu tirocínio na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Regressado a Angola em finais de 1990, retomou a caminhada vocacional, e coroada, assim, com a ordenação diaconal em 1991 e com a ordenação sacerdotal a 15 de Agosto de 1992. Neste mesmo ano, para além da actividade pastoral, foi indicado professor no Propedêutico, nomeado Tesoureiro da Diocese e Capelão do Noviciado das Irmãs Guadalupanas, no Sumbe. Em Setembro de 1993, depois de um ano e meio de pastoral na Diocese, o então Bispo da Diocese, Sua Excelência Reverendíssima Dom Zacarias Kamwenho, decidiu enviá-lo para outra missão, a de formação superior, na Universidade Urbaniana, na Cidade do Vaticano, em Roma, onde em 1997 a concluiu com o doutoramento, em Dogmática. Regressado a Angola, foi enviado a Luanda, em 2002, para cumprir mais uma missão de formação dos futuros sacerdotes, no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, onde exerceu a função de Director dos Assuntos Académicos, por dez anos, combinando-a com docência na mesma Instituição, no Instituto Superior João Paulo II, onde era membro co-fundador, docente na Universidade Católica, em Luanda, por dez anos também, e docente na Escola de Formação de Professores.Tendo regressado à Diocese em 2012, foi nomeado Vigário paroquial por Sua Excelência Reverendíssima Dom Benedito Roberto, e em 2013 nomeado Pároco da mesma Paróquia de Nossa da Conceição – Sé Catedral, e Vigário Geral da Diocese do Sumbe, pela Sua Excelência Reverendíssima Dom Luzizila Kiala, missões que exerce até a data da sua nomeação e consagração episcopal.

Ao nível da pastoral diocesana, coordenou a Comissão diocesana da Evangelização, Catequese e Educação; Assistência espiritual aos Movimentos Apostólicos e Associações da Paróquia; Coordenador da Comissão do Património da Diocese; Presidente diocesano do Sínodo dos Bispos 2021-2023! Ao nível da intelectualidade na Diocese: É docente no Seminário Maior São Carlos Lwanga, Secção Filosófica e Seminário Maior São Carlos Lwanga, secção teológica.

Investiga sobre a Cultura do Ondjango no Kwanza-Sul. Publicou a obra O Espírito Santo: Nascimento e Crescimento da Missão Eclesial, à Luz da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi de Paulo VI e a Carta Encíclica Redemptoris Missio de João Paulo II, Com Maior Incidência nas Comunidades do Ondjango. Esta obra teológico-Cultural teve Prémio Provincial da Cultura, no Kwanza-Sul; e está em publicação as obras: Linguística e Cultura Musele; A Religião Tradicional e os Pratos dos Santos Na Cultura dos Katimbundu; O Ondjango em Transformação Digital e a obra sobre O Jogo dos Interesses e a Metáfora da Chitamba (Romance). Faculta também Conferências Académicas.

Fundou a Associação diocesana laical de apoio às Paróquias (em ensaio): ONJANGO CRISTÃO DE DECISÃO SOCIAL Dom Zacarias Kamwenho.Ao nível das línguas: exprime-se nas Línguas locais Musele e Umbundu, na Língua Portuguesa, como Língua segunda; Lê e compreende a Língua espanhola, a Língua Francesa; exprime-se também na Língua Italiana, e compreende timidamente a Língua Inglesa.

Padre Francisco Fernando foi nomeado ao Cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Luanda e, lhe foi conferida a Sede Titular de Degli Zabunii, antiga Diocese Argelina do século V.

A sua nomeação foi tornada a público hoje dia 28 de Outubro de 2021, através de uma comunicação realizada a partir do Bispado do Sumbe, por Sua Excelência Reverendíssima Dom Luzizila Kiala, Arcebispo de Malange e Administrador Apostólico do Sumbe.

Reportagem de Óscar Tito