África aquece os tambores para receber o Papa

Image
Papa Bento XVI
Bento XVI reunir-se-á com os representantes das Conferencias Episcopais de África e entregará o “instrumentum laboris”, o documento de trabalho do Sínodo Africano.

Na Angola o Papa participará da celebração dos 500 anos da evangelização do país. A história de Angola como ex-colónia portuguesa conferiu raízes cristãs ao país. Será a segunda vez que Angola é visitada por um Papa, após visita de João Paulo II em 1992.

As Igreja locais de África são de grande vitalidade. João Paulo II descrevia-as como “colheita madura”. África é um continente onde as pessoas falam mais de 800 línguas e sofrem de sangrentas divisões nacionais como também de inimaginável pobreza e doença.

Por esta razão, o próximo Sínodo que se realizará em Outubro próximo em Roma terá como tema “A Igreja em África ao Serviço da Reconciliação, Justiça e Paz”.

 

O Papa Bento XVI realizará em Março a sua primeira viagem como pontífice a África, concretamente aos Camarões e à Angola. O entusiasmo é grande pois há 10 anos que África não recebe uma visita Papal, desde que lá esteve o Papa João Paulo II em 1998.