PAPA ALENTA PRESENÇA VATICANA NA INTERNET COM ÁUDIO, TEXTO E VÍDEO

 

Ao celebrar os 25 anos do Centro Televisivo Vaticano

 

ImageBento XVI quer que a vida da Igreja, e em particular da Santa Sé, esteja presente em áudio, texto e vídeo na internet.  Este foi um dos conselhos e pedidos que ele deixou nesta quinta-feira aos diretores e dependentes do Centro Televisivo Vaticano (CTV) ao recebê-los junto às suas famílias, em audiência por ocasião de seus 25 anos de fundação. 

 

«Hoje se fala justamente de ‘convergência’ entre os diferentes meios de comunicação», reconheceu o pontífice no discurso que lhe dirigiu. 

 

 

 

 

«As fronteiras entre um e outro se esfumam e as sinergias aumentam. Os instrumentos da comunicação social ao serviço da Santa Sé também experimentam naturalmente esta evolução e se tem que integrar consciente e ativamente», afirmou. 

 

O Santo Padre reconheceu que a colaboração entre o CTV e a Rádio Vaticano sempre foi muito próxima, e «foi crescendo, pois nas transmissões a imagem não pode ser separada do som». 

 

«Mas hoje a internet convida a uma integração cada vez maior da comunicação escrita, sonora e visual, e lança um desafio a ampliar e intensificar as formas de colaboração entre os meios de comunicação que estão ao serviço da Santa Sé», afirmou o Santo Padre. 

 

Neste sentido, o Papa sublinhou a importância da «relação positiva com o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, como qual vos alento a desenvolver iniciativas e aprofundamentos fecundos». Neste momento, o presidente desse conselho vaticano é o arcebispo Claudio Maria Celli. 

 

Em suas palavras de saudação ao Papa, o Pe. Lombardi explicou que o CTV «é uma realidade de pequenas dimensões, mas com uma grande missão», indicada por seu estatuto: «contribuir com o anúncio universal do Evangelho, documentando com as imagens televisivas o ministério pastoral do Sumo Pontífice e as atividades da Sé Apostólica» (Estatuto, 1º de junho de 1998). 

 

O centro, declarou seu diretor, não é «uma estação de televisão com uma programação própria, mas um centro de produção que grava e põe à disposição das televisões de todo o mundo as imagens da atividade do Santo Padre ao vivo ou gravadas, segundo os casos». 

 

O Pe. Lombardi agradeceu a disponibilidade do Santo Padre para deixar-se gravar pelas câmeras do CTV em suas atividades. 

 

«Nosso olho não é indiscreto – assegurou; a imagem que difundimos quer estar sempre ao serviço coerente de sua mensagem, responder à expectativa de inumeráveis pessoas que desejam escutá-lo e ver seus gestos, a expressão intensa, paternal e gentil de seu rosto, enquanto reza e enquanto nos diz a palavra. Pessoas que pedem ser confirmadas na fé, alentadas em seu caminho.»