Bento XVI em Camarões: entrega do "Instrumentum laboris" do Sínodo

              

foto_02.jpg(19/3/2009) No final da Eucaristia, Bento XVI entregou aos presidentes das Conferências Episcopais nacionais e regionais da África, o "Instrumentum Laboris" para a preparação da assembleia do Sínodo dos Bispos que vai ter lugar em Outubro próximo, em Roma, tendo como tema "A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz".

 

            Trata-se de um "tema de grande importância para a vida do vosso continente, mas também para a vida da Igreja universal" - sublinhou o Papa, numa breve alocução. Este documento preparatório - sublinhou - "é fruto da vossa reflexão" e "reflecte o grande dinamismo da Igreja em África, mas também os desafios com que se encontra confrontada e que o Sínodo deverá examinar".

                "Espero vivamente que os trabalhos da Assembleia Sinodal contribuam para fazer crescer a esperança nos vossos povos e no conjunto do continente; contribuam para infundir em cada uma das vossas Igrejas locais um novo ardor evangélico e missionário ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz, segundo o programa formulado pelo próprio Senhor: Vos sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo. Que a alegria da Igreja na África por celebrar este Sínodo seja também a alegria da Igreja universal."

 

                Bento XVI concluiu com uma apelo a que se reze pelo êxito da preparação e realização deste "grande acontecimento eclesial".

 

                "Que a Rainha da Paz sustente os esforços de todos os «artífices» de reconciliação, de justiça e de paz. Nossa Senhora da África, rogai por nós."