Papa no Porto. Santo Padre termina hoje visita á Portugal.

papa_portoBento XVI Papa Bento XVI cumpre hoje o seu último dia de visita pastoral em Portugal. Sua santidade passou Lisboa, Fátima e continua no porto.

O helicóptero que transportou Bento XVI sobrevoou a Avenida dos Aliados antes de aterrar na Serra do Pilar, em Gaia.

No Porto o Santo Padre foi acolhido por 83 crianças da vigararia de Gaia, que entoaram o hino de boas vindas ao Santo Padre.

O sumo pontífice celebrou com um mar de peregrinos, bispos, seminaristas, sacerdotes e religiosas.

Na sua homilia o Santo Padre, afirmou que nos últimos anos o mundo assistiu as alterações antropológicas, culturais, sociais e religiosas, daí a necessidade de os missionários adaptarem-se aos novos desafios.

O sumo pontífice exortou ainda os missionários a enfrentarem os desafios que se impõem hoje, recordando que a missão vem sempre de Cristo.

No final da sua homilia, o Santo Padre convidou os fiéis do Porto a levantarem os olhos para aquela que escolheram como Padroeira. E com a sua intercessão renovar a humanidade na luz e alegria.

A Cerimónia de despedida será no Aeroporto Francisco Sá Carneiro do Porto.

O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e outras entidades civis e militares estarão presentes para se despedirem do Papa.

Ouvem-se os hinos nacionais de Portugal e da Santa Sé, seguindo-se as intervenções de despedida do Papa e do Presidente da República.

Partida de avião do Porto para Roma esta prevista para as 14 h00. A viagem demora cerca de quatro horas.