Papa Bento XVI já no reino unido

papainglaterraO Papa Bento XVI iniciou a meio da manha desta quinta-feira a sua visita de Estado, ao Reino Unido.

Trata-se da primeira visita de um Papa a convite do Governo. A última de um Papa a Londres foi há 20 anos com o Papa João Paulo II.

De acordo com a BBC, o avião do santo padre aterrou cerca das 10h20, tendo Bento XVI sido recebido por uma guarda de honra de 30 soldados do regime real da Escócia e pelo príncipe Filipe, duque de Edimburgo.

A primeira etapa da sua 17ª viagem apostólica internacional. A visita de quatro dias culminará no domingo, dia 19, com a beatificação do Cardeal John Henry Newman, em Birmingham - Inglaterra.

O Papa viaja a convite do Governo da Rainha Elizabeth e das Conferências Episcopais Católicas da Inglaterra-Gales e da Escócia. Hoje o Papa visita a Rainha, no Palácio de Holyroodhouse de Edimburgo e preside uma celebração eucarística no Parque Bellahouston de Glasgow transferindo-se depois para Londres. Bento XVI terá ainda encontros com representantes do mundo político, cultural e empresarial. Previstas uma celebração ecumênica na Abadia de Westminster , uma missa na Catedral de Westminster,uma Vigília de oração no Hyde Park de Londres, e no domingo a beatificação do Cardeal John Henry Newman, em Birmingham.

Sessenta e cinco anos atrás - recordou o Papa - a Grã-Bretanha teve um papel fundamental na formação do consenso internacional do pós-guerra, que favoreceu a fundação das Nações Unidas e marcou o início de um período de paz e prosperidade na Europa, até aquele momento desconhecido. Nos últimos anos, - continuou Bento XVI - a comunidade internacional acompanhou os eventos na Irlanda do Norte, que levaram à assinatura do Acordo da Sexta-Feira Santa e ao retorno de competências à Assembleia da Irlanda do Norte. Encorajo todos os envolvidos - disse Bento XVI - a continuar a caminhar corajosamente juntos no caminho traçado para uma paz justa e duradoura.

O Papa finalizou falando sobre o Reino Unido atual:

"Hoje o Reino Unido se esforça para ser uma sociedade moderna, multicultural. Nesta tarefa estimulante, possa manter sempre o respeito pelos valores tradicionais e por aquelas expressões culturais que formas mais agressivas de secularismo e não apreciam ou mesmo não toleram. Não deixe apagar o fundamento cristão que está na base das suas liberdades; e possa aquele patrimônio, - continuou o Papa falando á Rainha - que sempre serviu bem a nação, plasmar constantemente o exemplo do Vosso Governo e do Vosso povo face aos dois bilhões de membros do Commonwealth, como também da grande família de nações de língua inglesa em todo o mundo. Que Deus abençoe Vossa Majestade e todos os habitantes do Vosso reino. Obrigado."
Segue-se a cerimónia de recepção ao Papa pela rainha Isabel II, no castelo de Holyroodhouse.

A visita de estado vai até domingo próximo