Bento XVI quer uma Igreja inclusiva, mas fiel à verdade

Papa_cardeal_newmanRecebido no Palácio de Lambeth, residência do Arcebispo de Cantuária, Bento XVI reafirmou a vontade da Igreja Católica em trabalhar para a unidade das Igrejas cristãs.

A visita do Santo Padre ao Reino Unido dá-se um ano depois de ter sido publicado o motu proprio Anglicanorum Coetibus, que visa a entrada na Igreja Católica de grupos de anglicanos desiludidos com o rumo liberal da comunhão anglicana, e numa fase em que essa comunhão está a atravessar uma forte crise de identidade.

Contudo, o Papa fez por evitar temas polémicos: “Não tenho intenção de falar das dificuldades que o ecumenismo tem encontrado e continua a encontrar. Essas dificuldades são bem conhecidas por todos os presentes. Antes, prefiro juntar-me a vós em acção de graças pela profunda amizade que cresceu entre nós, e pelo assinalável progresso que tem sido feito em tantas áreas de diálogo”.

Contudo, uma passagem do seu discurso pode bem ser entendido como uma referência à progressiva liberalização da Igreja Anglicana, no que diz respeito à ordenação de mulheres e, em certos países, aceitação de relações homossexuais. “Reconhecemos que a Igreja é chamada a ser inclusiva, mas nunca à custa da verdade cristã”, afirmou Bento XVI.

Como exemplo de verdadeiro espírito ecuménico o Papa aludiu a John Henry Newman, que será beatificado no Domingo em Birmingham. “Celebramos um clérigo cuja visão eclesial foi formada pela sua herança anglicana e se solidificou ao longo dos muitos anos em que exerceu o ministério ordenado na Igreja de Inglaterra. Ele pode-nos ensinar as virtudes que o ecumenismo exige: por um lado, foi levado a seguir a sua consciência, com grandes custos pessoais; por outro, o calor da sua amizade com os seus antigos colegas levou-o a explorar com eles as questões que os separavam, guiados por um profundo desejo de unidade na fé.”

O Papa terá ainda outro encontro com o Arcebispo Rawan Williams, quando visitar a Abadia de Westminster logo ao final da tarde para uma celebração ecuménica das vésperas. Antes, decorre um encontro com o mundo da sociedade civil, que terá lugar no palácio de Westminster.