Papa Bento XVI cria novo organismo da santa sé para responder aos novos desafios mundiais

papa-londresO Papa Bento XVI criou oficialmente o Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, um organismo que vai responder aos novos desafios mundiais colocados à Igreja Católica, tais como indiferença religiosa, o ateísmo e o secularismo.

Novo organismo da Santa Sé deverá trabalhar em estreita colaboração com as conferências episcopais, os institutos de vida consagrada e os novos movimentos de Igreja.

As transformações sociais e económicas das últimas décadas mudaram a percepção do mundo: os enormes progressos da ciência e técnica, os novos espaços de liberdade individual e a crescente interacção étnica e cultural alteraram a vida de tal modo que a Igreja se vê agora confrontada com novos desafios.

A fé cristã pouco ou nada tem que ver com a vida, sobretudo no chamado primeiro mundo da antiga Cristandade, onde agora o bem-estar e o consumismo co-habitam com situações de pobreza e miséria, como se Deus não existisse.

Confrontada com esta realidade, onde é evidente a perda do sentido do sagrado e a indiferença religiosa, a fé vê-se muitas vezes reduzida a mera expressão ritual ou a uma tradição incapaz de acompanhar os desafios do mundo contemporâneo.

É neste contexto que Bento XVI constitui agora oficialmente o novo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, presidido pelo Arcebispo Rino Fisichella.

O novo organismo da Santa Sé deverá trabalhar em estreita colaboração com as conferências episcopais, os institutos de vida consagrada e os novos movimentos de Igreja.