Bento XVI diz que a fé deve alcançar um novo vigor na Europa

papa_despedidaO Papa Bento XVI faz votos para que a Fé alcance um novo vigor na Europa e se converta em fonte de inspiração. A mensagem encerrou a vista de dois dias à Espanha, que levou o Santo Padre em peregrinação a Santiago de Compostela e a Barcelona.

A cerimónia oficial de despedida decorreu no aeroporto da capital da Catalunha, na presença dos reis de Espanha e do primeiro-ministro Rodriguez Zapatero.

A visita do santo Padre foi marcada pela manifestação dos homosexuais.

Bento XVI fez um balanço da sua visita a Espanha, onde começou por dizer que foi a Santiago de Compostela preservar e fomentar o património espiritual do santuário, que é reflexo de todo um percurso de gerações em Espanha e na Europa.

O Bispo de Roma fez votos para que esta Fé, que se alimenta com o espírito de peregrinação, possa alcançar um novo vigor na Europa e que se converta em fonte de inspiração, de maneira a fazer crescer a solidariedade e serviço para todos, especialmente aos mais necessitados.

"Preservar e fomentar esse rico património espiritual, manifesta não só o amor de um país para com a sua história e cultura, mas é também um caminho privilegiado para transmitir às gerações mais novas aqueles valores fundamentais tão necessários para edificar um futuro de convivência harmoniosa e solidária. Que esta Fé alcance um novo vigor neste continente e se converta em fonte de inspiração, que faça crescer a solidariedade e o serviço a todos, especialmente aos grupos humanos e nações mais necessitadas", sublinhou.

Sobre Barcelona, o Papa disse que teve a alegria de dedicar a Basílica da Sagrada Família, que foi concebida como um louvor em pedra feito a Deus.

Bento XVI sublinhou a visita que fez a uma instituição de acolhimento de pessoas com deficiência, para dizer que são dois símbolos da mesma Fé e da Barcelona de hoje, que mostram a fecundidade da Fé católica.

Na sua intervenção, o Rei Juan Carlos agradeceu a generosidade do Papa para com Espanha, ao visitar Santiago de Compostela e Barcelona. Foram dois dias "inesquecíveis", disse o monarca, dois dias de "amizade do Papa por Espanha".

Na despedida da sua visita a Espanha o Papa aproveitou para convidar todos os fiéis para irem a Madrid em 2011, onde presidirá à Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá entre 16 e 21 de Agosto do próximo ano.