Não pode haver reforma da igreja sem a nossa reforma pessoal, afirma Papa Bento XVI

2125468540"Não pode haver verdadeira reforma da Igreja, sem a nossa reforma pessoal, sem a conversão do nosso coração", afirmou hoje pela manhã o Santo Padre, na Sala Nervi, durante a audiência geral cuja catequese foi dedicada ao Doutor da Igreja São Roberto Belarmino.

Como recordou Bento XVI, São Roberto Belarmino "desempenhou um importante papel na Igreja das últimas décadas do século XVI e das primeiras do século seguinte. As suas Controvérsias constituíram um ponto de referência ainda válido para a eclesiologia católica sobre as questões acerca da revelação, da natureza da Igreja, dos sacramentos e da antropologia teológica. Nele, é acentuado o aspecto institucional da Igreja por causa dos erros que circulavam sobre tais questões". São Belarmino responde com clareza utilizando os argumentos da razão e da tradição da Igreja contra as controvérsias da reforma.

Fiéis portam terços durante a audiência geral com o Papa Bento XVI
São Roberto Belarmino nasceu em 4 de outubro de 1542 em Montepulciano, próximo a Siena, na Itália. Por parte de mãe, era sobrinho do Papa Marcello II. Estudou no Colégio Romano, em Pádua e Lovanio. Depois das ordenações sacerdotais recebidas em 25 de março de 1570, tornou-se professor de Teologia em Lovanio e depois, em Roma, da cátedra de "Apologética" no Colégio Romano.

Teve um importante papel em fortalecer e confirmar a própria identidade depois do Concílio de Trento, no que diz respeito à reforma protestante. Foi nomeado por Papa Clemente VIII teólogo pontifício, consultor do Santo Ofício e reitor do Colégio dos Penitencieiros da Basílica de São Pedro. O mesmo pontífice, em 3 de março de 1599, o criou cardeal e em 18 de março de 1602 foi nomeado arcebispo de Cápua. Retornou à Roma depois dos conclaves da eleição dos Papas Leão XI e Paulo V como membro das Congregações do Santo Ofício, do Índice, dos Ritos, dos Bispos e da Propagação da Fé. Teve também cargos diplomáticos junto à República de Veneza e à Inglaterra. Morreu em Roma no dia 17 de setembro de 1621 e foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI.

Segundo o Papa, o ponto central de seus escritos se encontra nos ensinamentos do Senhor . "São Belarmino oferece assim um modelo de oração, anima todas as atividades: uma oração que escuta a Palavra do Senhor, que se realiza em contemplar a grandeza, que não se fecha em si mesma, mas tem prazer de se abandonar a Deus. Um sinal distintivo da espiritualidade de Belarmino é a percepção viva e pessoal da imensa bondade de Deus, por isto nosso Santo se sentia verdadeiramente filho amado por Ele", continuou o Papa.

Durante as tradicionais saudações em várias línguas, Bento XVI manifestou sua proximidade espiritual aos habitantes de Christchurch, na Nova Zelândia. Em tempos de "considerável perda da vida e desaparecimento de tantas pessoas" o Papa assegurou sua oração e pediu que rezassem e apoiassem as operações de resgate.

Além disso, ao fim da audiência geral, o Papa abençoou a chamada "chama beneditina" no início de sua peregrinação anual, que este ano começa na Inglaterra e se concluirá no dia 21 de Março, dia da festa de São Bento, principal padroeiro da Europa, nos lugares de seu nascimento e de sua morte: Norcia e Montecassino.

A chama parte de Roma para Londres, onde será acesa na Abadia de Westminster, no próximo dia 2 de Março, durante uma celebração ecuménica.