UNAC realiza assembleia-geral extraordinária

cultA União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) realiza nesta sexta-feira, no Museu de História Natural, em Luanda, uma assembleia-geral extraordinária para discutir e aprovar a documentação que dará suporte à introdução da Carteira Profissional do Artista em Angola.

Segundo o secretário-geral da instituição, Belmiro Carlos, que avançou a informação hoje à Angop, durante o certame será também constituída a Comissão da Carteira Profissional, órgão que irá monitorar a actividade dos artistas e o sistema de atribuição das carteiras profissionais, e elegerá os membros que passarão a integra-lo.

Com a introdução da Carteira Profissional, de acordo com a fonte, a UNAC pretende organizar a classe artística angolana, estruturando-a em artistas profissionais, semi-profissionais e amadores, de modo a facilitar a relação desses com o Estado, as instituições culturais, financeiras e sociedade em geral, e desse modo se resgatar o respeito e dignidade há muito reclamados.


"O regulamento que introduz a Carteira Profissional vai impedir as empresas que actuam na área da cultura e entretenimento de contratar artistas que não estejam munidos da carteira profissional, penalizando com multas que vão de um a cinco milhões de kwanzas as que assim procederem", reforçou.


A realização da assembleia-geral extraordinária, segundo Belmiro Carlos, é o corolário de um conjunto de encontros sobre a matéria realizados durante dois anos com os artistas dos principais pólos culturais do país.


A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma associação sócio-cultural e profissional, proclamada há 29 anos, com o objectivo de congregar autores, compositores, músicos, artistas de dança, teatro, circo e agentes de outras formas de expressão artística que se enquadram no seu objecto social.


A UNAC foi criada com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses socioprofissionais dos artistas angolanos.


Como reconhecimento da sua importância social, o Estado angolano atribuiu-lhe a qualidade de Instituição de Utilidade Pública através da resolução nº5/04 de 8 de Abril, publicado no Diário da República I Série nº 29.


A UNAC controla quatro mil membros e tem delegações nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Kwanza Sul, Benguela, Huambo, Huíla e Cunene e comissões instaladoras no Uíge, Kuando Kubango, Namibe, Moxico e Lunda Sul.