Bento XVI dirige-se aos espanhóis e jovens reunidos em Madrid

papa_discursaBento XVI chegou por volta das 11h00 ao aeroporto de Madrid, para presidir à Jornada Mundial da Juventude. "Que nada vos tire a paz. Não vos envergonhei do Senhor!", apelou aos jovens.

O Papa começou por saudar as boas-vindas dadas pelos reis de Espanha e pelos espanhóis em geral, tal como tem acontecido sempre que se deslocou a este país.

Dirigiu-se depois aos jovens católicos, a quem, mostrando-se compreensivo e solidário com as suas dificuldades, apelou a que não se envergonhassem do Senhor.

"Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido geúíno à sua existência. Chego como Sucessor de Pedro, para confirmar todos na fé, vivendo alguns dias de intensa actividade pastoral, para anunciar que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Para animar o compromisso de construiur o Reino de Deus no mundo, no meio de nós. Para exortar os jovens a encontrarem-se pessoalmente com Cristo Amigo e assim, radicados na sua Pessoa, converterem-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas.

Esta multidão de jovens que veio a Mdrid, porque e para que vieram? Muitos talvez tenham ouvido a voz de Deus apenas como um leve susurro, que os impeliu a procurá-Lo mais diligentemente e a prtilhar com outros a experiência da força que tem nas suas vidas".

Não faltam, certamente, dificuldades. Susbsitem tensões e confrontos em aberto em muitos lugares do mundo, inclusive com derramamento de sangue. A justiça e o subloime valor da pessoa humana facilmente se curvam a interesses egoístaas, materiais e ideológicos. Não sempre se respeita, como é devido, o meio ambiente e a natureza, que Deus criou com tanto amor. Além disso, muitos jovens olham com preocupação oara o fututo diante da dificuldade de encontrar um trabalho digno ou por terem perdido o emprego ou por se este muito precário. Há outros que precisam de prevenção para não cair na rede das drogas ou de uma ajuda eficaz, caso desgraçadamente já tenham caído nela. Há muitos que, por causa da sua fé em Cristo, são vítimas de discriminação, que gera o desprezo e a perseguição, aberta ou dissmimulada, que sofrem em determinadas regiões e países. Molestam-lhes querendo afastá-los d'Ele, privando-os dos sinais da sua presença na vida pública e silenciando mesmo o seu santo Nome.

Mas eu volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor! Ele fez questão de fazer-se igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e assim nos salvou".

Neste contexto, é urgente ajudar os jovens discípulos de Jesus a permanecerem firmes na sua fé e a assumirem a maravilhosa aventura de anunciá-la e testemunhá-la abertamente com a sua própria vida. Um testemunho corajoso e cheio de amor pelo homem irmão, ao mesmo tempo decidido e prudente, sem ocultar a própria identidade cristã, num clima de respeitosa convivência com outras legítimas opções e exigindo ao me3smo tempo o devido respeito pelas próprias".

Bento XVI dirigiu-se então aos monarcas, para elogiar as tradições espanholas.

"Magestade, ao renovar-lhes o meu agradecimento pelas deferendas boas-vindas que me proporcionaram, desejo exprimir também o meu apreço e proximidade a todos os povos de Espanha, bem como a minha admiração por um país tão rico de história e cultura, pela vitalidade da sua fé, que frutificou em tantos santos e santas de todas as épocas, em numerosos homens e mulheres que, deixando a sua terra, levaram o Evangelho a todos os cantos do mundo, e em pessoas rectas, solidárias e bondosas por todo o seu território.

Trata-se de um grande tesouro, que vale a pena, sem dúvida, cuidar com atitude construtiva, para o bem comum de hoje e para oferecer um horizonte luminoso ao porvir das novas gerações. Embora actualmente haja motivos de preocupação, maior é a solicitude dos espanhóis pela sua superação com esse dinamismo que os caracteriza e para o qual contribuem imenso as suas profundas raízes cristãs, muito fecundas ao longo dos séculos". fonte: rr


[Em Actualização]