Bento XVI pede economia mais solidária e menos mercantilista

popeEsta manhã, à chegada a Madrid, Bento XVI pediu aos jovens que não se envergonhem da sua fé.

Papa está muito preocupado com a situação da economia mundial. Bento XVI, ainda a bordo do avião antes de chegar a Madrid, sublinhou aos jornalistas que o acompanharam que está preocupado com uma economia baseada no lucro e não no homem.

Para o Papa, a actual crise só acontece porque a economia é assente numa perspectiva mercantilista e a Europa tem grandes responsabilidades em desviar-se dessa opção, considerando o outro e as outras nações de uma maneira solidária.·

Outro ponto sublinhado por Bento XVI tem que ver com os protestos dos jovens hoje em dia, nomeadamente dos Indignados e do grupo M15, e também das preocupações manifestadas pelos jovens fora de Espanha.

É de facto uma realidade, disse Bento XVI, mas lembrou que a liberdade só se cumpra na verdade. Procurar a verdade não é nunca uma forma de intolerância. Os verdadeiros valores não querem a mentira, nem as leis impostas pela força. Os valores e os direitos humanos devem, por isso, ser elementos fundamentais reconhecidos que permitam o diálogo com os outros.


Bento XVI está em Espanha para a sua terceira viagem pastoral àquele país. Uma visita que tem como ponto alto a Jornada Mundial da Juventude, um acontecimento que junta em Madrid, por estes dias, mais de um milhão de jovens.


E foi precisamente para os jovens o primeiro discurso do Papa, ainda no aeroporto de Barajas. Bento XVI identificou dificuldades e obstáculos e pediu aos jovens que não se envergonhem da sua fé.


“Mas eu volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor! Ele fez questão de fazer-se igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e assim nos salvou", disse o Papa.


A Jornada Mundial da Juventude vai decorrer na capital espanhola até dia 21
.