Papa desafia católicos a agir e pede unidade face a conflitos internos

catlBento XVI desafiou hoje os católicos na Alemanha a permanecerem unidos entre si e com o Papa para enfrentar "os grandes desafios do presente e do futuro", criticando os "fiéis rotineiros" e conflitos entre católicos.

"A Igreja na Alemanha vencerá os grandes desafios do presente e do futuro e continuará a ser fermento na sociedade, se os sacerdotes, as pessoas consagradas e os leigos que acreditam em Cristo, na fidelidade à vocação específica de cada um, colaborarem em unidade", disse, na homilia da missa, no aeroporto turístico de Friburgo, no sudoeste alemão, perante dezenas de milhares de pessoas.


"A Igreja na Alemanha continuará a ser uma bênção para a comunidade católica mundial, se permanecer fielmente unida aos sucessores de São Pedro [Papa] e dos Apóstolos [bispos], se tiver a peito de variados modos a cooperação com os países de missão e se nisto se deixar «contagiar» pela alegria na fé das jovens Igrejas", prosseguiu.


Depois de afirmar que "não são as palavras que contam, mas o agir, os atos de conversão e de fé", Bento XVI declarou mesmo que "agnósticos que, por causa da questão de Deus, não encontram paz e pessoas que sofrem por causa dos nossos pecados e sentem desejo dum coração puro estão mais perto do Reino de Deus de quanto o estejam os fiéis rotineiros, que na Igreja já só conseguem ver o aparato sem que o seu coração seja tocado pela fé".


"Em última análise, a renovação da Igreja só poderá realizar-se através da disponibilidade à conversão e duma fé renovada", prosseguiu.


O Papa percorreu o recinto durante vários minutos, antes do início da missa, a bordo do papamóvel, saudado pelos presentes com bandeiras da Alemanha e do Vaticano.


Num gesto habitual, Bento XVI beijou vários bebés que lhe foram apresentados pelo seu secretário particular, antes de chegar ao altar, onde se encontravam os bispos das 27 dioceses alemãs, católicos germânicos e de outros países limítrofes.


A homilia papal começou com uma reflexão sobre o "dom da liberdade": "Quando vemos as coisas tremendas que sucedem por causa dela, assustamo-nos. Mantenhamos a confiança em Deus, cujo poder se manifesta sobretudo na misericórdia e no perdão".


Bento XVI quis ainda deixar uma palavra de "profunda gratidão a tantos colaboradores, contratados ou voluntários, sem os quais a vida nas paróquias e na Igreja inteira seria impensável".


"Quero exprimir a minha gratidão e o meu apreço a todos quantos estão empenhados na Caritas alemã ou noutras organizações, ou então que disponibilizam generosamente o seu tempo e as suas forças para tarefas de voluntariado na Igreja", acrescentou.


Neste dia final da visita o Papa almoça com os membros da Conferência Episcopal Alemã e reúne-se com os magistrados do Tribunal Constitucional Federal.


O último encontro da viagem é dedicado por Bento XVI aos "católicos comprometidos na Igreja e na sociedade", antes da cerimónia de despedida, no aeroporto de Lahr, cerca de 50 quilómetros a norte de Friburgo


A terceira viagem à Alemanha, 21ª ao estrangeiro (16ª na Europa), iniciou-se na quinta-feira e contou com passagens por Berlim, Erfurt e Friburgo, tendo como lema 'Onde há Deus, há futuro'.


A chegada a Roma está prevista para as 20h45 (menos uma em Lisboa), após seis voos, 12 discursos, três homilias, duas saudações e mais de 2750 quilómetros percorridos em 84 horas e meia.