Igreja angolana vai reflectir sobre palavras de Bento XVI

pope_20D. Filomeno Vieira Dias, Bispo de Cabinda, sublinha que as crenças feiticistas “levam a conflitos, à destruição da harmonia e convivência social”.

Bento XVI discursou esta manhã, no Vaticano, aos Bispos angolanos, que estão em visita Ad limina e apontou três principais problemas que existem na Igreja daquele país africano. D. Filomeno Vieira Dias, Bispo de Cabinda e actual vice-presidente da Conferência Episcopal Angola, diz que estas questões serão alvo de reflexão.·
“O Papa tocou três pontos que constituem um desafio para a vida da Igreja e também da sociedade. Falou da família. A necessidade das famílias solidamente constituídas, de forma estável”, explica à Renascença.

D. Filomeno Vieira Dias explica que, “por incrível que pareça, não obstante o aumento da escolaridade, estas crenças [feiticistas] ainda estão enraizadas, atingem todos os estratos da sociedade, mesmo políticos e empresários”.

“São crenças que levam a conflitos, à destruição da harmonia e convivência social”, sublinha o Bispo.

A questão do tribalismo foi também abordada por Bento XVI e diz D. Filomeno Vieira Dias “tal como o feiticismo, é uma outra aberração, não tem sentido, e é um obstáculo à construção da sociedade”.

O Bispo de Cabinda sublinhou que quando voltar para Angola, a Conferência Episcopal vai “procurar respostas a estas questões que são reais”. vamos ouvir na integra o que o Papa falou aos Bispos uma gentileza da radio vaticano. {flexiaudio}9192{/flexiaudio}