Papa leva a África mensagem de Paz também em português

beninpapaBento XVI vai partir na próxima sexta-feira para a sua segunda viagem a África, rumo ao Benim, levando consigo o documento 'África e Munus - O compromisso de África', para os católicos locais, com uma versão em português.

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal vai ser entregue aos bispos africanos no próximo domingo, completando assim o percurso da II Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, realizada de 4 a 25 de Outubro de 2009 no Vaticano, sobre o tema 'A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz'.

Na cerimónia de entrega, em Cotonou, vão estar presentes os 35 presidentes das Conferências Episcopais nacionais e os sete responsáveis das Conferências regionais da Igreja Católica em África.

A 22ª viagem apostólica do Papa alemão ao estrangeiro foi apresentada segunda-feira pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que destacou o programa cultural e artístico preparado para a noite de sexta-feira, com a presença do cantor angolano Bonga, para além de Papa Wemba (congolês) e Fifito, Filomeno Lopes (guineense), farão um concerto com a temática da paz, da justiça e da reconciliação.

O Benim celebra este ano o 150.º aniversário da evangelização do país, situado na costa ocidental africana, que se estendeu posteriormente do Togo ao Gana, passando pela Nigéria. Para o padre Lombardi, a presença do Papa é um "encorajamento ao continente africano".

"Estamos cientes dos problemas, mas temos uma perspectiva positiva: um encorajamento para o empenho pela reconciliação, pela justiça, pela paz, por um desenvolvimento humano integral e um anúncio do Evangelho como desenvolvimento integral do homem. Portanto, a viagem quer ser certamente muito construtiva", salientou.

Bento XVI visitará o túmulo do cardeal Bernardin Gantin, falecido prefeito da Congregação para os Bispos na mesma época que o então Cardeal Joseph Ratzinger era prefeito da Congregação para Doutrina da fé.

"No Benim, ele [cardeal Gantin] é considerado um pai da pátria, um herói nacional, uma pessoa admirada por grande parte da população. Assim, a visita do Papa ao seu túmulo será um aspecto significativo desta viagem", explica o director da sala de imprensa da Santa Sé.

O túmulo está localizado em Ouidah, a 40 km da capital económica do Benim, Cotonu, uma cidade do litoral que acolheu os primeiros missionários católicos e viu partir, no passado, muitos escravos.

O Papa vai também reunir-se com o presidente Thomas Boni Yayi, membros do Governo e líderes das principais religiões do país, ainda marcado pela cultura do vudu.

Num universo de quase 9 milhões de habitantes, a religião católica é actualmente a mais representada no Benim, contando com cerca de três milhões de fiéis, 34% da população.

Este domingo, no Vaticano, o Papa manifestou solidariedade aos habitantes do continente africano, recordando as vítimas da violência.

"Vou deslocar-me ao Benim para reforçar a fé e a esperança dos cristãos de África e das ilhas adjacentes. Confio à vossa oração esta viagem e os habitantes do caro continente africano, particularmente os que conhecem a insegurança e a violência", disse.
Trata-se da terceira vez que um Papa visita o Benim, depois de João Paulo II ter ali estado em duas ocasiões (1982, 1993).

Quanto a Bento XVI, regressa a África, após a viagem que realizou aos Camarões e Angola, em Março de 2009.
A página oficial da visita é www.papeaubenin.org
OC.