Papa desafia católicos a preparem o Natal com «amor ao próximo»

papa_REUTERS_Max_Rossi_cortadaBento XVI prossegue catequeses sobre oração de Jesus. Audiência pública contou com a presença de uma delegação do Sporting Clube de Portugal

O Papa Bento XVI deixou votos de que a preparação do Natal leve os católicos a concretizar o "vínculo profundo entre o amor a Deus e o amor ao próximo", oferecendo "consolação e esperança".

"Como Jesus, estejamos atentos às pessoas que nos rodeiam, sobretudo aquelas que sofrem", disse o Papa, na audiência pública desta semana, que decorreu na sala Paulo VI, do Vaticano.

Prosseguindo o novo ciclo de catequeses, dedicado à oração de Jesus, Bento XVI destacou que "no Evangelho, vemos Jesus rezar ao Pai do Céu, antes de realizar os milagres".

"Jesus entra em relação com o Pai, que actua através dele. A força que curou o surdo-mudo [um dos milagres relatados pelos Evangelhos] foi certamente provocada pela compaixão pelo doente que Jesus quer ajudar, mas provém do seu apelo ao Pai", disse, em português.

Saudação do Papa em português

O Papa destacou, neste contexto, o episódio da "ressurreição de Lázaro", citando o Evangelho segundo São João: "Desde que soube do amigo gravemente doente, Jesus não cessou um momento sequer de pedir pela sua vida".

"Esta oração continua e reforça a união de Jesus com o seu amigo Lázaro e, ao mesmo tempo, confirma a sua decisão de permanecer em comunhão com a vontade do Pai, com o seu plano de amor que previa a doença e a morte de Lázaro como lugar onde havia de manifestar-se a glória de Deus", prosseguiu.

Bento XVI deixou depois uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa, presentes no local.

"A oração abre a porta da nossa vida a Deus. Deus ensina-nos a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros que vivem na prova, dando-lhes consolação, esperança e luz", disse.

Entre os participantes encontrava-se uma delegação do Sporting Clube de Portugal, chefiada pelo administrador da SAD, Luís Duque, e Pedro Sousa, director de Comunicação.

"Foram momentos de grande emoção nesta audiência, com pessoas de todo o Mundo a rezar com o Papa Bento XVI, a ouvir palavras sábias e serenas, em momentos de grande inquietação Mundial", disse o dirigente leonino ao jornal 'A Bola', revelando a intenção de levar toda a estrutura profissional do Sporting a visitar o Vaticano, o que acabaria por acontecer ainda esta manhã, com um pequeno passeio pela Praça de São Pedro.

OC