Papa fala da espiritualidade do Natal e da Epifania

vatica_papaNeste 2012 primeira audiência geral do Papa que perante cerca de 7 mil pessoas congregadas na grande Sala das audiências do Vaticano, primeiro renovou os bons votos de ano novo e depois percorreu o sentido do tempo litúrgico partindo da noite da vigília de Natal até á Epifania, explicando o sentido da alegria e do mistério que para os cristãos circundam este período. A alegria e a luz de Natal sublinhou também Bento XVI tornam-se uma tarefa para a Igreja.
O convite, levanta-te reveste-te de luz, renovado na festa da Epifania - disse o Papa - é um convite dirigido á Igreja, a comunidade de Cristo, mas também a cada um de nós, um convite a tomar uma consciência ainda mais viva da missão e da responsabilidade em relação ao mundo no sentido de testemunhar e levar a luz nova do Evangelho.
A Igreja - sublinhou o Papa depois de ter citado a constituição Lúmen Gentium do Concilio Vaticano II não é a luz, mas recebe a luz de Cristo, acolhe-a para ser iluminada e difundi-la com todo o seu esplendor.
Estas as palavras de Bento XVI falando em português RealAudioMP3
Queridos irmãos e irmãs,
É com grande alegria que vos recebo nesta primeira Audiência Geral do novo ano. Estamos no tempo litúrgico do Natal. Por isso, gostaria de tratar hoje de alguns temas particulares desta celebração. Primeiramente, do tema da alegria. De fato, a alegria é a primeira reacção diante da extraordinária acção de Deus que se faz homem. Esta alegria nasce da admiração de ver que Deus age na história permitindo-nos contemplar o Seu rosto ao olhar para aquele menino humilde. Outro tema característico deste tempo é o chamado "admirável intercâmbio", ou seja, que o Filho de Deus se fez homem para nos tornar filhos de Deus. Por fim, está o tema da luz. Com efeito, a liturgia natalina está toda permeada de luz: a vinda de Cristo dissipa as trevas do mundo, difundindo no rosto dos homens o esplendor de Deus Pai, convidando-nos a receber esta luz e levá-la aos demais.
Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! O Natal é um convite a contemplar no Menino Jesus o Mistério de Deus que se faz homem na humildade e pobreza, e, sobretudo, a acolher em nós mesmos este Menino, que é o Cristo Senhor, para fazer com que os seus sentimentos, pensamentos e acções sejam também os nossos. Portanto, sede portadora da alegria, novidade e luz de Deus manifestadas no Natal. De todo o coração, desejo-vos um Ano Novo abençoado!