Encerrou assembleia geral de Justiça Paz e Reconciliação.

Huambo esteve esta semana no centro das atenções da actualidade religiosa no país, com a realização da assembleia geral  dos Bispos da CEAST sobre Justiça, Paz e reconciliação. O Padre Cainga falou dos obstáculos a verdadeira paz em Angola e no continente de uma maneira geral. O orador do tema da conferência sobre justiça Paz e reconciliação fez uma incursão  sobre a história do país e do continente e daí traçar o caminho  que prossiga xna mitigação destes males em prol de uma justiça e consolidação da paz e reconciliação. Otambém professor universitário, começa por apontar os males  que  marcam a história comum do continente .

O prelector de um dos temas sobre Justiça e reconciliação, falou ainda dos aspectos culturais  que ainda hoje funcionam como constrangimentos a verdadeira reconciliação e paz social no continente.

O encontro do Huambo  realizado pela Igreja é o primeiro de antecâmara ao sínodo dos bispos africanos programado para Outubro próximo em que os bispos africanos se vão debruçar sobre os problemas do continente e assim traçarem caminhos pastoraIs para a minimização dos males que ainda fazem do continente, um entre os mais atrasados do planeta. O padre Gerónimo Caiga falou ainda dos aspectos económicos, um dos motivos usados para reprimir e negar direitos a grandes franjas sociais que hoje habitam o continente negro. As lideranças do continente  foram aí chamadas a condução equilibrada dos destinos comuns através da administração justa do poder que lhes é conferid, O Padre Cainga referiu-se ao mau uso do poder  que no continente serve muitas vezes de um instrumento de repressão contra a maioria.