Sínodo dos Bispos Africanos.

africa_sinodo.jpg"África é um imenso pulmão espiritual numa Humanidade que está em crise de Fé e de Esperança". Foi com palavras fortes e directas, que o Papa deu, na manhã deste domingo, inicio ao Sínodo dos Bispos Africanos.
 
Na homilia da missa que assinalou a recepção aos quase 250 Cardeais e Bispos que viajaram de 53 países africanos, Bento XVI afirmou que o colonialismo em África ainda não acabou e que os interesses políticos e económicos do 1º mundo continuam a influenciar negativamente aquele continente.
 
Esta é uma ideia que irá com toda a certeza dominar parte dos trabalhos deste Sínodo, que se irá prolongar até ao dia 25 deste mês de Outubro.
 
A representar a Igreja de Angola para o sínodo africano, estão Dom Damião Franklin, Dom Gabriel Mbiligue, Dom António Jaca, Dom Eugénio dal Corso, Dom Benedito Roberto, Dom Emílio Sumbelelo, Dom Manuel Imbamba, Dom José Nambi, Dom Filomeno Vieira Dias e Dom Manuel António.
 
O Sínodo dos Bispos para a África será centrado no tema "A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz".
 
O frei Luís de França diz que esse encontro acontece com muita importância para o continente, num ano em que teve a oportunidade de acolher sua santidade.