Sinodais em favor do desenvolvimento integral de todas as populações

sinodo dos bispos2.jpgO papa Bento XVI pediu esta Terça-feira que as Igrejas cristãs em África sejam capazes de uma acção conjunta "em favor do desenvolvimento integral de todos as populações".
 
Sua santidade pede igualmente que as igrejas em Africa trabalhem para uma cultura de honestidade no continente.
 
Hoje, segundo o padre Belmiro, os trabalhos no sínodo começam a realizados pelos chamados ciclos menores que são Grupos divididos por cada língua. Esses grupos vão aprofundar as preposições sinodais que vão constar da exortação apostólica que o Papa deverá fazer depois do encontro.

O padre Belmiro destaca que o valor da reconciliação tem sido um valor muito citado o que expressa a importância do mesmo para a vida da comunidade cristã em África e no Mundo.
 
Nesta terça-feira, no período da manhã os trabalhos ficaram marcados por 19 intervenções. O dia foi igualmente marcado pela mensagem do decano do colégio cardinalício, cardeal Ângelo Sodano e do presidente do Simpósio das Conferências episcopais de África que está a celebrar 40 anos de existência. O padre Belmiro Tchissenguetti, que está a participar do sínodo, adianta que a ideia convergente foi que África precisa de trabalhar mais para encontra-se e desenvolver-se.
 
244 é o número dos participante ao Sínodo. Este encontro tem a presença de 33 Cardeais, 75 Arcebispos, 120 Bispos e 8 religiosos. Cada um dos 53 países africanos está de alguma forma representado, e todos os 14 cardeais africanos estarão presentes nos trabalhos.

197 dos que terão assento no sínodo são oriundos de África. Dos restantes, 34 são europeus, 10 são americanos, dois asiáticos e um da Oceânia.

Pelo menos 30 mulheres, entre peritas e auditoras representam o contingente feminino neste sínodo.

No total, incluindo pessoal técnico, estão envolvidas cerca de 400 pessoas neste evento.