A raiz da instabilidade das sociedades do continente africano: o debate do Sínodo

africanidade.jpg(Fonte: Radio Vaticana) No capítulo II do Insturmentum Laboris, N. 66, se diz: "...Alguns consideram que a razão profunda da instabilidade das sociedades do continente está associada à alienação cultural e à discriminação racial que engendraram ao longo da história um complexo de inferioridade, o fatalismo e o medo" (IL 66).

 

Eu, indo na mesma linha da busca das razões mais profundas, apercebo-me de que esse engendramento do complexo de inferioridade e de outras coisas foi ainda mais longe, causando algo de clamorosamente grave em muitos africanos, ao que chamaria, bem ou mal, de alienação antropológica.

 

Pois, os factos mostram que um bom número de africanos não só negam os valores que são tipicamente seus como também chegam a negar-se a si próprios.
Não aceitam a sua "Africanidade". O orgulho legítimo que o Senhor L. quis incutir com a ideologia da "Negritude" é, para muitos, como água deitada sobre as penas do pato! A campanha pela "Autenticité" que o Senhor D. Mobutu empreendeu, à sua maneira, é ridicularizada! O "Comunalismo africano" com que o Dr. K. Nkrumah quis tipificar o modo de ser do homem africano, é olhado com cepticismo e tido como algo de anacrónico!

 

Agora, as perguntas que se levantam são: "onde é que estás, Africa? Onde é que te situas? Não será esse tipo de vácuo, um sem terreno nem suporte em que te apoiares, que paradoxalmente, forma a base do teu drama? Pois, como se pode conciliar o teu génio de acolhimento e de hospitalidade com a discriminação étnica, tribal e regional que reina no teu seio, tanto a nível da sociedade em geral, como até dentro da Igreja?

 

Não será esta discriminação o fruto de "transfert", que alguns dos teus filhos fazem aos outros pela negação que têm de si próprios? Como explicar a flagrante contradição que existe entre o amor incondicional à vida, que é característico do africano, e as traições que alguns dos teus filhos praticam contra os seus irmãos, causando-lhes sofrimentos desumanizantes ou até liquidando as suas vidas? Qual é a Saída desta Situação Contraditória, África?