Família e matrimónio dominam segunda assembleia anual dos bispos da CEAST

bisposA Família e o Matrimónio são os temas da segunda assembleia anual dos bispos da CEAST que começou esta manhã, aqui em Luanda.

Durante uma semana, o encontro presidido por Dom Gabriel Mbilingue vai analisar vários temas da vida pastoral da Igreja.

Os prelados também vão elaborar um Plano Pastoral para o triénio 2011 - 2013 alicerçado no tema geral: «Família, Levanta-te e Caminha».

Durante a sessão de abertura, o Presidente da CEAST recordou alguns dos principais acontecimentos que marcaram a vida da Igreja desde a última reunião dos bispos, com destaque para o encerramento do Ano sacerdotal.

{flexiaudio}9062{/flexiaudio}

Em elação à vida social, Dom Gabriel Mbilingue destacou o resgate dos valores morais, um dos temas abordados pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na sua última mensagem à nação.

A sinistralidade rodoviária com o aumento de vítimas de acidentes de viação e a criminalidade social resultante do desemprego, da pobreza e do alto-custo de vida também deverão merecer a atenção dos bispos da CEAST.

Durante uma semana, os prelados vão abordar a vida pastoral da Igreja em Angola e vão estabelecer um plano trienal 2011-2013 sobre a Família e o Matrimónio.

Entretanto o Núncio Apostólico em Angola que participa pela primeira vez na reunião dos bispos da CEAST, também dirigiu algumas palavras aos bispos.

Dom Novactus Rugambua recordou os momentos de acolhimentos dos fiéis e dos bispos e, desejou êxitos no trabalho dos bispos para o crescimento espiritual e o sustento apostólico do ministério episcopal.

{flexiaudio}8540{/flexiaudio}

Sobre o tema da assembleia sobre a Família e o Matrimónio, o Núncio Apostólico recordou alguns documentos orientadores da Igreja em relação ao Sacramento do Matrimónio e a Família cristã, durante triénio pastoral. Dom Novactus Rugambua recordou que a Igreja sempre foi defensora infatigável do Matrimónio e da Família segundo o ensinamento de Cristo.