Começou o Congresso da URMIRFA.

nuncioA trigésima Assembleia-geral da União das superioras maiores dos institutos Religiosos Femininos de Angola, arrancou nesta quinta feira, no salão paroquial de Nossa Senhora de Fátima, com a eucaristia de abertura presidida pelo Núncio Apostólico.

Na sua homilia, Dom Novatus Rogâmbwa falou da reconciliação, o tema principal do encontro e convidou as religiosas a darem o seu contributo nesta tarefa que constitui um grande desafio para o continente africano.

{flexiaudio}9188{/flexiaudio}

Aqui, palavras do Núncio apostólico em Angola, Dom Novatus Rogambwa durante a missa de abertura da trigésima assembleia-geral dos institutos femininos de Angola cujo objectivo é testemunhar a comunhão e a unidade de vida consagrada, entre diversos institutos presentes em Angola.

“A Família à Luz da Cultura Bantu” foi o tema orientado pela irmã Kahémbe Alfonsine, que começou por definir os conceitos da família no sentido lato e Bantu.

Na sua alocução, a religiosa falou da família como o meio natural onde nascem os seres humanos e aprendem os valores da família.

{flexiaudio}9132{/flexiaudio}

A nossa reportagem ouviu a Irmã Marguerra Bernardo, representante da Diocese do Uije neste evento.

A religiosa falou da participação das religiosa no resgate dos valores morais alguns dos quais perdidos.

{flexiaudio}9194{/flexiaudio}

E nesta manhã as religiosas falaram das relações comunitárias e familiares durante a palestra que foi orientada pelo padre Mapinda Alelard.

Recordamos que, de acordo com o programa da USMIRFA, hoje a tarde as religiosas e os bispos da CEAST rezam as vésperas com o Cardeal Franc Rodé no colégio de São José de Cluny, as 17 horas; amanhã, haverá um encontro com o Cardeal Rodé e os religiosos, as 9 horas, no salão paroquial de Nossa Senhora de Fátima; e no domingo, a missa central do jubileu dos institutos religiosos acontece as 10 horas, na Paróquia de Fátima com os bispos da CEAST, uma missa a ser presidida pelo Cardeal Rode, com transmissão da Rádio Ecclesia.