Igreja Angolana de luto: Morreu Dom Mateus Feliciano, Bispo do Namibe.

bispo_morreuO prelado foi vítima de acidente de viacção, no percurso Benguela-Huíla, sábado, dia 30 de outubro, quando regressava à sua diocese, depois de ter participado com o seu entusiasmo característico, na II Assembleia anual da CEAST.

Deverá ser dado a conhecer nos próximos momentos o programa das exéquias fúnebres de Dom Mateus Feliciano Tomas, falecido sábado, num acidente de viação, quando seguia para a sua diocese, depois de ter participado da Assembleia-geral dos bispos. A CEAST fez sair um comunicado que é lido já a seguir por Walter Cristóvão

{flexiaudio}9248{/flexiaudio}

A comunidade cristã do Namíbe chora a morte do seu bispo. Para muitos cristã,  o fenecimento de Dom Mateus Feliciano, ocorrido sábado, vitima de acidente de viação, deixa um grande vazio na diocese que inaugurou há um ano.

Ontem na Sé Cadetral do Namibe, os fiéis juntaram-se na missa dominical recordando igualmente o seu primeiro pasto. O padre  Manuel Sapalalo descreve dom Mateus como tendo sido um pai e uma presença efectiva de Cristo.

{flexiaudio}9206{/flexiaudio}

Na missa dominical foi igualmente lido o comunicado feito pela cúria diocesana do Namíbe. No documento é pedido aos fiéis que intensifiquem os mementos de oração.

{flexiaudio}9046{/flexiaudio}

Para o Procurador provincial da Republica no Namibe, Dr Herculano Chilanda Dom Mateus foi um grande pastor e  deixa muito por ser feito.

{flexiaudio}9088{/flexiaudio}

Procurador provincial da Republica no Namibe, Dr Herculano Chilanda.

Cicero Vissandula da Associação dos Ex.Seminaristas lamentou igualmente o passamento físico do primeiro bispo do Namibe.

{flexiaudio}9033{/flexiaudio}

E para outros fieis, foram-se as palavras  e ficaram apenas as lágrimas

{flexiaudio}9105{/flexiaudio}

Reações da Morte de Dom Mateus Feliciano chegaram também da Arquidiocese do Lubango, {flexiaudio}9258{/flexiaudio}

De recordar que Dom Mateus perdeu a sua vida sábado, por volta das 15.30 minutos quando seguia de carro para a sua diocese. Saído de Luanda, onde participou na Assembleia dos Bispos da CEAST.