Dom Joaquim Ferreira Lopes exorta peregrinos a construírem famílias alicerçadas no amor

bispO Bispo da diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes chamou atenção ao que chama de "Cultura de morte" existente nos nossos dias. Na missa desta manhã, a partir do santuário da Muxima, Dom Joaquim Ferreira Lopes apontou o foco cada vez maior entre ricos e pobres, crimes de colarinho branco e o enriquecimento ilícito.

O bispo da diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, apelou hoje, sábado, na vila da Muxima, província do Bengo, aos fiéis católicos a criarem em Angola uma nova cultura do coração.

O prelado, que celebrava a eucaristia de abertura da peregrinação ao santuário da Nossa Senhora da Muxima, explicou que esta nova cultura do coração deve penetrar em toda a actividade humana, inclusive na política e na economia financeira.

"Sem uma verdadeira cultura do coração, nunca encontraremos a chave para compreender as contradições de toda a problemática social e as relações que entre os humanos implica, porque esta chave está dentro do coração do homem", frisou dom Joaquim Ferreira Lopes.

Segundo o bispo, o mundo está a perder muito a dimensão do coração e a escorregar perigosamente no caminho da indiferença religiosa, senão mesmo de alguma hostilidade.

Considerou ser preciso devolver ao mundo o coração, tendo solicitado à Mamã Muxima, que "ajude a criar essa nova cultura do coração em Angola". "Angola é um país evangelizado há muitos séculos e Muxima é quase do princípio. A devoção ao coração da mãe pelos povos de Angola é muito antiga. Os angolanos vêm para a Muxima em número incontável em busca de solução dos seus problemas, porque sentem que aqui palpita o coração da mãe que é a Nossa Senhora da Muxima", sublinhou.

O bispo apelou aos fiéis que durante o tempo da peregrinação peçam à santa que abençoe o país, os seus governantes, a população e todos os peregrinos que se deslocaram ao santuário.


"Vamos pedir-lhe de modo especial que abençoe todas as nossas famílias, para que nos ajude a consolidar a paz em Angola e a fraternidade entre todos os angolanos", reiterou o Bispo. Este ano, a Peregrinação à Nossa Senhora da Muxima tem como lema "Com a virgem Maria oremos pelo nosso dia-a-dia". A romaria termina neste domingo com uma missa a ser celebrada pelo bispo da Diocese do Sumbe (província do Kwanza Sul), dom Bendito Roberto.


Falando aos peregrinos, o bispo de Viana recordou que as diferentes formas de casamento ou união de facto fora dos critérios estabelecidos pelo Senhor são autêntico desrespeito à criação divina.

"Caríssimos irmãos peregrinos, está escrito nas Sagradas Escrituras, crescei e multiplicai-vos, o que só é possível se homem e mulher se juntarem através do matrimónio cristão, uma graça que é dada pelo Deus celestial."

Durante a sua alocução, chamou a atenção dos devotos para uma reflexão séria sobre a importância dos casais assumirem as suas responsabilidades perante a família como a base de uma sociedade modelo.

O prelado lembrou ainda que os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe elegeu a família como tema central nas suas celebrações eucarísticas por um período de três anos.