Verdade, justiça, liberdade e caridade» para uma convivência fraterna entre luandenses

msa4O arcebispo de Luanda, dom Damião Franklin, exortou neste domingo, em Luanda, os fiéis e a sociedade em geral a procurarem evangelizar sem cessar, serem servos da palavra e do amor de Cristo por forma a aprenderem amar o próximo sem excepção.

Dom Franklin falava em missa dominical dedicada à comemoração dos 436 anos da cidade de Luanda, a assinalar-se no próximo dia 25 do mês em curso.


Na ocasião, disse que toda a população tem uma dívida de amor autêntico ao próximo e que só com a palavra e amor de Deus se consegue fazer tal gesto.


Segundo o arcebispo, se os homens aprendessem a amar devidamente, o país não teria tantos problemas nomeadamente os actos de violência doméstica, vandalismo, homicídios, entre outros.


Para si, a família é o alicerce para tal conquista porque ela existe para as pessoas viverem em harmonia e em comunhão com Deus para encontrarem a felicidade.


"A família é como um acto de reconciliação, serve para as pessoas viverem bem e juntos amarem à sociedade e à verdade sobre a pátria", salientou. De acordo o religioso, seguindo a ideia das 4 colunas que o Papa apresenta ao mundo, nomeadamente a liberdade, verdade, justiça e caridade, poder-se viver com o amor de Deus.


Realçou que a verdade tem a ver sobre a palavra de Deus para se viver em comunhão, enquanto a justiça, de acordo com a Bíblia, significa santidade.


Ao realçar a importância da palavra liberdade, disse que essa palavra é mal usada por muitas pessoas.


"A palavra liberdade deve ser utilizada para se ser livre pela verdade e não para o egoísmo e amor-próprio", referiu.


"A nossa cultura de hoje está enveredando para um subjectivismo perigoso, onde cada um quer ser o critério e as chaves em tudo que faz, tendo resultados frustrantes e inaceitáveis pela sociedade ", frisou.


O arcebispo apelou ainda para que os fiéis tivessem caridade, que é um acto através do qual se aprende amar a e a ajudar a pessoa humana.


Estiveram presentes na missa comemorativa de mais um aniversário da cidade capital de Angola membros do executivo angolano e várias figuras religiosas.